Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939457
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREDA, S. A.
PACHECO, D. O.
DALLA NORA, C.
CHIATTONE, P.
TORRES, L. M.
PINHEIRO, M. S.
Additional Information: Suzan Almeida Freda; Denise Oliveira Pacheco; Cleice Dalla Nora; Priscila Chiattone; Lisiane Mendes Torres; MAX SILVA PINHEIRO, CPACT.
Title: Composição proximal e perfil de ácidos graxos de hambúrgueres de carne de capivara (Hydrochoerus hydrochaeris).
Publisher: In: CONGRESSO AGROPECUÁRIO, INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO DO PARANÁ, 1., 2012, Ponta Grossa. [Anais...]. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012. [on-line].
Language: pt_BR
Keywords: Acido Oleico
Acido Polinsaturado
Hamburguer.
Description: A carne de capivara (Hidrochoerus hydrochaeris) tem se destacado pelo seu potencial de aproveitamento econômico e pela riqueza em ácidos graxos. Estudos da composição físico-química da carne de capivara e aspectos nutricionais ainda são escassos e trabalhos que a caracterizem são raros, diante deste fato, o trabalho teve por objetivo realizar a caracterização físico-química e o perfil de ácidos graxos de hambúrguer de carne de capivara. Os valores encontrados na análise de umidade (77,23 ± 0,31), cinzas (1,24 ± 0,32), proteínas (18,67 ± 0,32) e gorduras (2,90 ± 1,46) foram satisfatórios. Em relação aos ácidos graxos, observa-se que o hambúrguer de capivara é fonte de ácidos graxos monoinsaturados (31,42%) tendo como principal representante deste grupo o ácido oleico (27,43%). Também, o grupo dos ômegas encontra-se em quantidades expressivas no hambúrguer de capivara. Do total de ácidos graxos insaturados presentes 30% são polinsaturados, sendo os principais representantes deste grupo o ácido linoléico (21,34%), o ácido linolênico (7,01%) e o ácido eicosatrienóico (1,83%). A relação entre o total de ácidos graxos saturados (37,77%) e insaturados (62,22%) é plenamente satisfatória. Dessa forma recomenda-se o consumo de hambúrguer de capivara não só por seu sabor peculiar como também pelo elevado valor nutricional em termos de composição proximal e de ácidos graxos insaturados.
Thesagro: Capivara
Acido Graxo
Acido Linoleico
Carne.
NAL Thesaurus: Hydrochaeris hydrochaeris
Meat products
Hamburgers
Linoleic Acid
Monounsaturated fatty acids
Oleic Acid
Polyunsaturated fatty acids
Data Created: 2012-11-12
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
15895.pdf232,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace