Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942364
Título: Modeflora: modelo digital de planejamento, exploração e monitoramento do manejo florestal.
Autoria: FIGUEIREDO, E. O.
OLIVEIRA, M. V. N. d'.
PAPA, D. de A.
Afiliação: EVANDRO ORFANO FIGUEIREDO, CPAF-AC; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC; DANIEL DE ALMEIDA PAPA, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: SEMINÁRIO REDE DE MANEJO FLORESTAL NA AMAZÔNIA, 2012, Rio Branco, AC. Anais... Rio Branco, AC: Embrapa Acre: Ibama: SFB: Governo do Estado, 2012.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: - Representação prévia no computador, de aspectos espaciais da realidade; - Aumenta a eficiência do processo de planejamento, licenciamento, execução e monitoramento dos PMF; - Eleva a precisão das informações geoambientais do manejo florestal; - Promove o manejo florestal de impacto reduzido; - Informatiza e rastreia as informações de campo; - Estradas:lançadas em divisores de água, respeito a APP e zonas de acesso restrito, poucas pontes. Impacto: 0,6 a 0,8% da área manejada; - Trilhas de arraste: pequenos percursos, navegação direta até a árvore cortada. Baixo custo e baixo impacto (2,76%); - Pátios: abertos em terras planas e solos bem drenados, dimensionado de acordo com o número de árvores a serem arrastadas, menor número; - Corte de árvores: maior rendimento, localização das árvores por GPS, menores distâncias e queda direcionada; - Até 2011 a área de floresta manejada com o uso do Modeflora na Amazônia era de aproximadamente 135.000 hectares; - No período de 2008 a 2012 foram 157 técnicos treinados pela equipe da Embrapa e Funtac.
Thesagro: Administração florestal
Inventário florestal
Agricultura de precisão
Sistema de informação geográfica
Sensoriamento remoto
NAL Thesaurus: Forest management
Forest inventory
Precision agriculture
Geographic information systems
Global positioning systems
Remote sensing
Palavras-chave: Geotécnica
Manejo florestal
Manejo de precisão
Sistema de posicionamento global
Modelagem 3D
Modeflora
Biometria florestal
Forest biometry
Biometría forestal
Agricultura de precisión
Geoespatial technology
Inventario forestal
Manejo forestal
Sistemas de información geográfica
Sistemas de posicionamiento global
Tecnología geoespacial
Teledetección
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
24539.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace