Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945668
Título: Fungos associados a plantas invasoras na cultura do café em experimento tipo FACE (Free Air CO2 Enrichment).
Autor: NECHET, K. de L.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Afiliación: KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Año: 2012
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Descripción: Resumo: Realizou-se o levantamento de fungos associados a plantas invasoras na cultura do café instalada em experimento tipo FACE no Brasil cujo aparato, instalado em anéis de 10 m de diâmetro, mantém a concentração de CO2 a 200 ppm acima da concentração no ambiente. As avaliações de espécies com sintoma de doença foram realizadas aos 18, 55, 103, 129, 162 e 186 dias após o início da operação do FACE. Amostras de tecido vegetal foram coletadas e observadas em microscópio ótico e estereoscópico para identificação dos agentes causais através de chaves taxonômicas. Os resultados obtidos mostraram que a maioria das espécies invasoras e fungos associados ocorreram tanto nos tratamentos que recebem como nos que não recebem aplicação de CO2. O número máximo de espécies observadas foi de seis e a associação mais frequente, independente do tratamento foi a ocorrência do gênero Bipolaris em Brachiaria decumbens.
Thesagro: Coffea arabica
Dióxido de carbono
Clima
Café
Fungo
NAL Thesaurus: Climate change
Deuteromycotina
Palabras clave: Mudanças climáticas
Fungos mitospóricos
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012AA044.pdf2.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace