Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/945915
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JACINTO, M. A. C.
ESTEVES, S. N.
JACINTO, T. B.
OLIVEIRA, A. R. de
Additional Information: MANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; TAINÁ BRUNO JACINTO, GRADUANDA BIOMEDICINA UNESP/ARARAQUARA; ALEXANDRA ROCHA DE OLIVEIRA, CNPGC.
Title: Influência da raça na qualidade de couros caprinos
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012.
Language: pt_BR
Description: O estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar a influência da raça na qualidade de couros caprinos. Foram utilizados cinco caprinos de cada uma das raças: Anglo Nubiana, Alpina e Saanen, com seis meses de idade. Os animais foram abatidos e as peles foram curtidas ao cromo e recurtidas com recurtente acrílico. Dos couros foram retiradas três amostras na posição paralela e três na perpendicular à linha dorsal para a avaliação da qualidade intrínseca de resistência à tração, ao rasgamento e ao lastômetro. As médias dos resultados foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. A raça não influenciou a resistência à distensão da superfície dos couros dos animais estudados no teste de lastômetro. As médias da resistência dos couros à tração foram maiores na posição longitudinal (P&#61500;0,05) para as três raças. Na posição longitudinal os couros dos caprinos Anglo Nubianos foram mais resistentes à tração (P<0,05), comparado com os couros das outras duas raças, que não apresentaram diferença entre si. A resistência dos couros ao rasgamento não sofreu influência da posição, porém na posição transversal os couros dos caprinos Anglo Nubianos foram mais resistentes (P<0,05), comparado com os couros das outras duas raças, que não apresentaram diferença entre si. A raça e a posição de retirada das amostras de couro influenciam a qualidade de couros caprinos.
Thesagro: Curtimento
Idade
Pele
Resistência.
Data Created: 2013-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SergioJacintoSBZ2012.pdf107,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace