Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946098
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Jan-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAJUHI, L. F.
PINHEIRO, G. S.
PEIXOTO FILHO, J. de A.
ANGELOTTI, F.
YURI, J. E.
GAVA, C. A. T.
Informaçães Adicionais: LUDMILLA FERREIRA CAJUHI; GISELLE SOUZA PINHEIRO; JOSÉ DE ALENCAR PEIXOTO FILHO; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; JONY EISHI YURI, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
Título: Seleção de produtos alternativos para o controle do oídio (Oidium sp.) em feijão-caupi (Vigna unguiculata).
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Páginas: p. 313-318.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Oídio
Doença
Feijão caupi
Fungicida
Oidium sp
Vigna unguiculata
Manejo integrado
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de produtos alternativos para a aplicação no manejo integrado do oídio em feijão-caupi para a redução dos riscos de intoxicação e dos custos com o controle. Foram avaliadas 13 formulações alternativas de fungicidas disponíveis no mercado regional com eficiência de controle desconhecida. Os produtos foram aplicados em feijãocaupi da cultivar BRS Carijó cultivado em experimento em blocos ao acaso com seis repetições. Ao longo de 10 dias após o início da exposição ao inóculo, as plantas foram avaliadas diariamente quanto à incidência e severidade da doença. Foi medido o percentual da área foliar infectada por meio de escala diagramática e construiu-se a curva de progresso da doença. Verificou-se que as formulações à base de enxofre, etilfosfonato de potássio e enxofre granulado, apresentaram média de 98,2% de eficiência de controle. Entre os produtos à base de derivados cítricos, flavonoides apresentou 95,3% de eficiência. Entre os produtos biológicos, o produto à base de Bacillus subtilis se destacou com 94,6% de eficiência relativa. Entre os produtos inorgânicos, o fosfito de potássio apresentou 94,8%, enquanto o bicarbonato de sódio apresentou elevada fitotoxidez à cultura.
Thesagro: Feijão
Doença
NAL Thesaurus: Cowpea
Disease
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francileneok.pdf59,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace