Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962808
Título: Emissões de óxido nitroso do solo em sistemas integrados de produção com lavoura-pecuária-floresta.
Autor: PERGHER, M.
PIVA, T. J.
DIECKOW, J.
BAYER, C.
VELOSO-GOMES, M.
BREVILIERI, C. R.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
MORAES, A.
Año: 2013
Referencia: In: REUNIÃO PARANAENSE DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2013, Londrina. Sistemas conservacionistas de produção e sua interação com a ciência do solo: resumos. Londrina: IAPAR, 2013.
Páginas: p. 333.
Descripción: Sistema de uso e manejo modificam a dinânima do Nitrogênio no solo, interferindo no fluxo do N2O2, um dos principais gases de efeito estufa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a emissão de N2, a partir do solo, em sistemas integrados de produção. A menor taxa de emissão de N2O dos sistemas integrados ILP e ILPF comparada ao sistema LAV, deve-se a maior dinâmica do N no solo. Nos sistemas integrados, é maior a utilização do N disponível no solo, devido à alta demanda originada pela pastagem, diminuindo a quantidade de N disponível que poderia ser fonte de N2O. A menor taxa emissão no CN deve-se, justamente ao fato deste conter os menores teores de N disponíveis. A emissão total acumulada do solo, em g de N-N2. O solo em sistemas integrados de produção, principalmente na ILPF, apresentou a menor emissão de N2O dentre os sistemas produtivos. Mas vale ressaltar que nos sistemas integrados existe também emissão oriunda dos dejetos, que contribui na emissão de N2O e deve ser tema de futuras pesquisas.
Thesagro: Efeito Estufa
Gás
Nitrogênio
Plantio Direto
Palabras clave: Integração lavoura-pecuária-floresta
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PorfirioRPCSEmissoes.pdf96.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace