Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964251
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Ago-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BUZANSKAS, M. E.
GROSSI, D. A.
REGITANO, L. C. de A.
SCHENKEL, F. S.
ALENCAR, M. M. de
MUNARI, D. P.
Informaçães Adicionais: MARCOS E. BUZANSKAS; DANIELA A . GROSSI; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; FLAVIO S. SCHENKEL; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; DANÍSIO P. MUNARI.
Título: Associações genômicas para perímetro escrotal ao desmame em bovinos da raça Canchim.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 10., 2013, Uberaba. Anais... Belo Horizonte: SBMA, 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Melhoramento genético
Seleção genômica.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estudar a associação entre polimorfismos de base única (SNP) com os valores genéticos do perímetro escrotal mensurado ao desmame (PED) em bovinos de corte de raça sintética. Neste estudo foram utilizados 285 animais da raça Canchim e 114 animais do grupo genético MA (utilizados na formação da raça Canchim), genotipados com o painel de alta densidade (786.799 SNPs). Após o controle de qualidade de informações (genótipos e fenótipos) restaram 672.778 SNPs e 392 animais. Foram observadas associações para PED nos cromossomos 20 e 28. Após a correção para múltiplos testes (?false discovery rate?) ao nível de 10%, 12 SNPs foram significativamente associados, ao longo do cromossomo, com PED. Novos e promissores genes associados com características reprodutivas foram identificados, como os genes SRD5A1 (steroid-5- alpha-reductase, alpha polypeptide 1), NSUN2 (NOP2/Sun domain family, member 2) e LOC100297493 (Odorant-binding protein-like). Estes genes podem ser destacados, pois os dois primeiros parecem atuar no crescimento corporal; desenvolvimento do sistema reprodutivo de machos devido à produção de hormônios andrógenos e espermatogênese; enquanto que o último atua no sistema olfativo. As regiões polimórficas identificadas apresentaram funções moleculares e processos biológicos que podem estar envolvidas na manutenção do organismo e no desempenho reprodutivo de machos. Genes associados à processos hormonais poderiam ser utilizados como genes candidatos para a melhoria do desempenho reprodutivo na raça Canchim. No entanto, é necessária a validação destes resultados em outra população de bovinos Canchim para confirmação das associações genômicas
Thesagro: Gado de Corte.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2013.00088.pdf51,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace