Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964307
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Ago-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROSA, A. do N.
MENEZES, G. R. de O.
SILVA, L. O. C. da
MEDEIROS, S. R. de
TULLIO, R. R.
TORRES JUNIOR, R. A. de A.
Informaçães Adicionais: ANTONIO DO NASCIMENTO ROSA, CNPGC; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZE, CNPGC; LUIZ OTAVIO CAMPOS DA SILVA, CNPGC; SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CNPGC; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ROBERTO AUGUSTO DE A TORRES JUNIOR, CNPGC.
Título: Parâmetros genéticos de eficiência alimentar e características de desempenho em confinamento numa população experimental da raça Nelore.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 10., 2013, Uberaba. Anais... Belo Horizonte: SBMA, 2013.
Páginas: 3p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Gado de corte
Conversão
Produtividade
Seleção
Variabilidade
Conteúdo: Com o objetivo de avaliar o potencial da eficiência alimentar como critério de seleção, tendo em vista o melhoramento da eficiência econômica dos sistemas de produção, foram avaliados em duas estações de Confinamento, por três anos consecutivos, 811 animais filhos de 34 touros, escolhidos a partir de análises de coeficientes de parentesco, de forma a representar as principais linhagens da raça Nelore. No preparo dos dados para as análises, para cada uma das características: peso ao inicio (PI) e final (PF) do confinamento, ganho médio diário de peso (GMD) e eficiência alimentar total (EAT), foram eliminadas observações acima ou abaixo de três desvios-padrão, dentro de cada grupo contemporâneo (GC), formado por animais de mesma safra, origem e local de avaliação. Adotou-se um modelo touro com os efeitos fixos de GC e as covariáveis (efeito linear) idade ao inicio e duração do confinamento, além dos efeitos aleatórios de touro e residuais. As médias e desvios-padrão para cada uma destas variáveis foram para PI: 335,97±48,06 kg; PF: 446,04±49,57 kg; GMD: 1,12±0,27 kg/dia e EAT: 0,14±0,04 kg de ganho de peso/kg de matéria seca consumida. As estimativas de herdabilidade foram, respectivamente, 0,27±0,13; 0,64±0,20; 0,42±0,15 e 0,33±0,15. Associando a estas, as estimativas de correlações genéticas, conclui-se que a eficiência alimentar na raça nelore apresenta potencial de resposta à seleção que deve ser aproveitado.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2013.00100.pdf488,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace