Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965483
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PORTELA, M. C. C.
PAULA, C. M. de
MAGALHÃES, Y. C.
RODRIGUES, S.
SANTOS, K. M. O. dos
Additional Information: Masu Capistrano Camurça Portela, Pós-graduação, RENORBIO/Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, Campus Ubajara, CE.; Clara Mítia de Paula, Pós-graduação - FBT/FCF/USP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral, CE.; Yuri Cavalcante Magalhães, Graduação - IFCE, Campus Sobral, CE; Sueli Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE; KARINA MARIA OLBRICH DOS SANTOS, CNPC.
Title: Viabilidade de Bifidobacterium animalis (Bb12) em sorvete dietético potencialmente simbiótico de leite cabra, sabor chocolate.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2013, Fortaleza. [Posters...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013. 4 f.
Language: pt_BR
Keywords: Probiótico
Prebiótico.
Description: Resumo: O consumo de alimentos funcionais como os probióticos e prebióticos, que ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal, pode contribuir de forma relevante para a promoção da saúde. Em virtude da crescente prevalência da diabetes mellitus, o desenvolvimento de um sorvete dietético que permita a adição de prebióticos que possam promover um baixo índice glicêmico, ainda agregado de produtos regionais como o leite de cabras, é promissor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade do Bifidobacterium animalis (Bb12) em duas formulações de sorvete dietético de leite de cabras potencialmente simbióticos e verificar se houve alteração do pH durante o armazenamento. A viabilidade do probiótico e o pH foram avaliados aos 1, 28 e 56 dias após o processamento do sorvete adicionado com frutooligossacarídeos (FOS) e do sorvete adicionado de inulina, através de contagens em meio MSR-LP. A população de B. animalis nos sorvetes manteve-se superior a 8 log UFC/g durante todo o período de estocagem estudado e o pH de ambos sorvetes manteve-se em torno de 6,0. Os sorvetes desenvolvidos mostraram-se bons veículos para a Bb12, atendendo à legislação brasileira para produtos probióticos.
Thesagro: Tecnologia de alimento
Sorvete
Leite de cabra
Caprino
Alimento dietético
Vida de Prateleira.
NAL Thesaurus: Bifidobacterium animalis.
Data Created: 2013-09-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACViabilidadedebifidobacterium.pdf94,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace