Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968419
Título: Avaliação da cobertura vegetal pelo índice de vegetação por diferença normalizada (IVDN).
Autor: LIMA, G. C.
SILVA, M. L. N.
CURI, N.
SILVA, M. A. da
OLIVEIRA, A. H.
AVANZI, J. C.
UMMUS, M. E.
Afiliación: GABRIELA CAMARGOS LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MARX LEANDRO NAVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; NILTON CURI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; MAYESSE APARECIDA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANNA HOFFMANN OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JUNIOR CESAR AVANZI, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA.
Año: 2013
Referencia: Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 8, n. 2, p. 204-214, 2013.
Descripción: A perda de solo por erosão hídrica é a principal causa da degradação do solo no Brasil. No entanto, a erosão pode ser reduzida pela presença da vegetação. O cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (IVDN) permite avaliar o vigor vegetativo de culturas ou vegetação natural o que facilita a identificação de áreas com cobertura vegetal. Esta informação é muito importante para identificar o fenômeno que pode estar ocorrendo em uma determinada área, especialmente aqueles relacionados à degradação do solo por erosão hídrica. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de cobertura vegetal por IVDN e verificar a precisão utilizando o Índice de Cobertura (IC) de Stocking, na sub-bacia das Posses, a qual pertence ao Sistema Cantareira, localizada no município de Extrema, Minas Gerais, Brasil. Para tanto, utilizou-se as imagens Landsat-5 TM. A sub-bacia das Posses mostrou-se alterada quando comparada com a área de entorno. A técnica do IVDN mostrou-se com boa acurácia para identificar os usos que ocorrem na sub-bacia das Posses, sendo validados pela metodologia de Stocking. O mapeamento pelo IVDN permitiu localizar na sub-bacia a distribuição geográfica dos diferentes usos do solo e identificar as áreas críticas em relação à cobertura vegetal, e, assim planejar esforços para recuperação e proteção do solo nas áreas desnudas e com pastagem degradada, visando diminuição dos passivos ambientais. O IC não ultrapassou 40% para a maioria dos usos que ocorrem na sub-bacia (91%), excetuando as áreas de vegetação arbórea.
Thesagro: Cobertura vegetal
Planejamento agrícola
Erosão hídrica
Deterioração do solo
Palabras clave: Extrema, MG
ISSN: 1980-993X
DOI: 10.4136/ambi-agua.959
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
rev.pdf680,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace