Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970033
Título: O estudo de genes e proteínas de defesa em plantas.
Autor: PINTO, M. dos S. T.
RIBEIRO, J. M.
OLIVEIRA, E. A. G. de
Afiliación: MARCIO DOS SANTOS TEIXEIRA PINTO, Bolsista FACEPE; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; EDUARDO ALVES GAMOSA DE OLIVEIRA, Bolsista da FACEPE.
Año: 2011
Referencia: Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 241-248, abr./jun. 2011.
Descripción: O estudo do processo pelo qual plantas conseguem sobreviver e se adaptarem às mudanças ambientais é algo que tem importância em diversas áreas do conhecimento científico. Organismos vegetais conseguem sobreviver ao ataque de seus predadores não somente por meio de seus componentes moleculares constitutivos, novas moléculas podem aparecer ou aumentar na composição de organismos vegetais sob predação. Proteínas de defesa são componentes moleculares relacionados com este tipo de estresse, sendo expressas a partir de um grupo específico de genes relacionados. Os processos de expressão de proteínas de defesa em resposta à herbivoria e ação de patógenos são bem conhecidos, porém, muitas etapas das vias ainda não foram totalmente elucidadas. Da mesma forma, são necessários mais estudos sobre a ação protetora de muitas proteínas relacionadas com defesa vegetal, mesmo sendo este tipo de pesquisa imensamente favorecida com o advento do uso de plantas geneticamente modificadas, expressando tais proteínas. Esta revisão é uma breve introdução ao conhecimento sobre proteínas de defesa vegetal e seus respectivos genes. Exemplos mais comuns e detalhes dos processos de indução destas proteínas foram considerados.
Thesagro: Planta
Defesa Vegetal
Palabras clave: Genes de defesa
Respostas à herbivoria
Proteínas de defesa
Plantas transgênicas
Plant
ISSN: 1980-4849
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Juliana2011.pdf512 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace