Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970255
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 4-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: LIMA FILHO, A. F.
COELHO FILHO, M. A.
HEINEMANN, A. B.
Informaçães Adicionais: ARISTIDES F. LIMA FILHO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Salvador-BA; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF.
Título: Calibração e avaliação do modelo CROPGRO para a cultura do feijão caupi no Recôncavo Baiano.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 17, n. 12, p. 1286-1293, dez. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Recôncavo baiano
DSSAT
Conteúdo: Objetivou-se, com este trabalho, calibrar e avaliar o modelo CROPGRO para a cultura do feijão caupi nas condições edafoclimáticas do Recôncavo da Bahia. Foram instalados cinco experimentos em campo, em diferentes épocas de semeadura: março de 2007, janeiro de 2010, maio de 2010, outubro de 2010 e julho de 2011. Na calibração utilizou-se o cultivo de maior produtividade. Para a validação do modelo o índice de área foliar máximo foi subestimado em 6,8% e a diferença entre as produtividades simulada e observada foi de 1%. Na avaliação foram utilizados os demais experimentos sendo as diferenças máximas entre dados observados e simulados de sete dias para as fases fenológicas e as diferenças de produtividade se situaram entre -30,8% (experimento com déficit hídrico) e 13,4% (experimento do período de chuvas). De acordo com os resultados conclui-se que o modelo simula satisfatoriamente o crescimento e o desenvolvimento do caupi no Recôncavo Baiano, em condições ótimas, apresentando limitações em simulações com situações de déficit hídrico.
Thesagro: Feijão de corda
Vigna unguiculata
Deficiência hídrica
Ano de Publicação: 2013
ISSN: 1807-1929
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agriambi12.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace