Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971741
Título: Espacialização de indicadores socioeconômicos como subsídio ao macrozoneamento ecológico-econômico do Estado do Maranhão.
Autor: COELHO, G. C.
TOSTO, S. G.
GARCON, E. A. M.
Afiliación: GUILHERME CANTANTI COELHO, BOLSISTA CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM.
Año: 2013
Referencia: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas, SP. Anais... Campinas: IAC, 2013.
Páginas: 1 p.
Descripción: Macrozoneamentos ecológico-econômicos foram instituídos pelo governo federal e têm como finalidade identificar potencialidades e limitações de recursos naturais e da sociedade com base em um diagnóstico socioambiental e com o propósito de apoiar a formulação e execução de políticas de desenvolvimento regional . Indicadores socioeconômicos são instrumentos importantes em todas as fases do processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas, e são elementos indispensáveis para a elaboração de macrozoneamentos ecológico-econômicos . O objetivo deste trabalho foi espacializar indicadores socioeconômicos que serão utilizados como subsídio para a elaboração do Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão. Foram adotados, como unidade de referência territorial, os 217 municípios que compõem o estado e, como fonte de dados, a Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE e o Censo Demográfico do IBGE. Foram selecionados os principais indicadores socioeconômicos, como saneamento básico, energia, água potável, saúde, educação, entre outros. O procedimento metodológico utilizado foi: definição e levantamento dos indicadores; criação e formatação das tabelas com auxílio do programa Excel; e, por fim, a utilização do software ArcGIS (ESRI), que, por meio das planilhas criadas, dos geocódigos municipais e dos shapefile disponibilizados pelo IBGE, possibilitou espacializar os dados e, assim, gerar os mapas temáticos. A espacialização dos indicadores pode contribuir para a formulação de políticas públicas em diferentes níveis de governo e, assim, para que sejam tomadas decisões mais adequadas.
Palabras clave: Macrozoneamento
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RE13503.pdf81.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace