Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971789
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Nov-2013
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NEGREIROS, J. R. da S.
MIQUELONI, D. P.
FERREIRA, R. de M.
Informaçães Adicionais: JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; DANIELA POPIM MIQUELONI; ROSILENE DE MATOS FERREIRA, UNINORTE.
Título: Seleção de genótipos de Piper aduncum com base na biomassa verde.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 7., 2013, Uberlândia. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura: anais. Viçosa, MG: SBMP, 2013.
Páginas: P. 3448-3452.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pimenta de macado
Seleção genótipos
Extração de óleo
Dilapiol
Biomassa verde.
Conteúdo: A Piper aduncum é uma das espécies amazônicas mais utilizadas como produtoras de óleos essenciais, principalmente pela extração do dilapiol, que possui diversos usos na indústria. No entanto, sua distribuição generalizada pelos biomas mostra uma grande variabilidade genética. Assim, genótipos com características de interesse devem ser estudados e selecionados de forma a privilegiar a melhor produtividade do óleo e a padronização da matéria prima para extração, o que não ocorre com a secagem da biomassa. Dessa forma, objetivou-se analisar e selecionar genótipos de P. aduncum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Acre com base na biomassa verde, com vistas ao melhoramento genético da espécie. Os genótipos, insta-lados no BAG da Embrapa Acre, oriundos da região sudeste do estado, foram analisados fitoquimicamente quanto a umidade (baseada no princípio da imiscibilidade do solvente), rendimento do óleo essencial (cal-culado em base livre de umidade) e teor de dilapiol (por cromatografia gasosa), por meio da estatística des-critiva e análise de variância. Cinco populações foram analisadas em biomassa verde e cinco em biomassa seca (com secagem do material vegetal por 4 a 6 dias). O delineamento experimental foi em blocos ao aca-so, com dez populações e dez repetições cada. Houve diferenças significativas para as populações quanto ao rendimento do óleo e ao teor de dilapiol. Houve maior variabilidade da umidade para as populações em biomassa seca, possivelmente devido a heterogeneidade da secagem. As médias de rendimento e teor de dilapiol, de forma geral, foram maiores para as populações em biomassa seca, no entanto, as populações 8 e 9, ambas em biomassa verde, apresentaram valores significativamente superiores para rendimento de óleo e teor de dilapiol, respectivamente, não diferindo das populações em biomassa seca. Estes resultados sugerem que estas populações possuem potencial para supressão da etapa de secagem da biomassa, sem prejuízos para a produtividade, podendo compor o programa de melhoramento genético da espécie visando à seleção de genótipos para extração do óleo em biomassa verde.
NAL Thesaurus: Piper aduncum.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24760.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace