Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973334
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, S. F. de
ALVES, J.
LIMA, J. R. F. de
PEREIRA, A. F. C.
Additional Information: SEVERINO FÉLIX DE SOUZA, Bolsista CAPES; JANAINA ALVES, UFRN; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; ALAN FRANCISCO CARVALHO PEREIRA, FACAPE.
Title: Análise dos preços da manga do Vale do São Francisco nos mercados interno e externo: um estudo de séries temporais para o Brasil, Estados Unidos e União Européia (2003- 2013).
Publisher: In: ENCONTRO REGIONAL DA SOBER NORDESTE, 8., 2013, Parnaíba. Pluralidades econômicas, sociais e ambientais: interações para reinventar o Nordeste rural. Teresina: UFPI: SOBER, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Mercado interno
Vale do São Francisco
Mango.
Description: A teoria econômica baseada na lei da oferta e da demanda mostra que no período em que a oferta de um bem qualquer excede muito à sua procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda supera a oferta desse bem, a tendência é o aumento do seu preço. O objetivo desta pesquisa é analisar os preços de exportação da manga do Vale do São Francisco, com o Brasil, os Estados Unidos e a União Europeia no período entre 2003 a 2013, como também a causalidade dos mercados supracitados. A partir de séries temporais, a relação entre os preços baseou-se em estimações de um modelo vetorial autorregressivo e também o teste de causalidade de Granger, respectivamente. O teste de Granger verifica se o preço de um determinado mercado é capaz de causar Granger a previsão de outro mercado ? levando em consideração os mercados analisados no presente estudo. Os resultados mostram que as séries de preços são estacionárias e que os preços do mercado interno brasileiro sofrem influência dos Estados Unidos e da União Europeia, ou seja, é um mercado tomador de preços. Já o preço de exportação para os Estados Unidos, é influenciado pela União Europeia. Entretanto, a mesma, não sofre influência de nenhum dos mercados analisados, pois, segundo resultado do estudo, é formadora de preços.
Thesagro: Manga
Comercialização
Exportação
Preço.
Data Created: 2013-12-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoRicardo32013.pdf512 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace