Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974248
Título: Carbono e densidade do solo em uma cronosequência de canaviais cultivado em sistema orgânico.
Autoria: BORGES, L. de A. B.
SANTOS, I. G. dos
SOARES, R. A. B.
FERNANDES, P. M.
MADARI, B. E.
SILVA, M. A. S. da
Afiliação: LURDINEIDE DE ARAÚJO BARBOSA BORGES, doutoranda UFG; IVAN GOMES DOS SANTOS, JALLES MACHADO S/A, Goianésia-GO; ROGÉRIO AUGUSTO BREMM SOARES, JALLES MACHADO S/A, Goianésia-GO; PAULO MARÇAL FERNANDES, UFG; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; MELLISSA ANANIAS SOLER DA SILVA, CNPAF.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 10., 2013, Santo Antônio de Goiás. Matéria orgânica e qualidade ambiental: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
Páginas: p. 149-152.
Conteúdo: O Brasil é um dos principais fornecedores de produtos agrícolas primários. A expansão da produção se deve à exploração dos solos do Cerrado brasileiro. Atualmente o país é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Nos últimos anos a expansão da cultura ocorreu principalmente na região centro-oeste, onde predomina o bioma Cerrado. O sistema de cultivo orgânico vem despontando como uma interessante alternativa como meio de promover a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar no bioma Cerrado, preservar o meio ambiente e reduzir a contaminação dos alimentos e em especial, dos trabalhadores rurais. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do cultivo orgânico da cana-de-açúcar sobre a densidade do solo e os estoques de carbono. Amostras de terra de áreas cultivadas com cana-de-açúcar há 0, 2, e 10 anos na região de Goianésia-GO, foram analisadas quanto à densidade do solo (Ds) e o teor de carbono (C) com o objetivo de quantificar o estoque de C e as alterações devidas a mudança no cultivo da cana de convencional sem queima para orgânico. A densidade do solo diminuiu ao longo do uso do solo com o cultivo orgânico da cana-de-açúcar, enquanto o conteúdo de C aumentou ao longo do tempo. O efeito do cultivo orgânico sobre a Ds ocorreu até a camada de 30-40 cm. Na camada de 0-5 cm os valores reduziram na seguinte magnitude: 1,67 g cm-3, 1,26 g cm-3 e 1,22 g cm-3 para as áreas Org.0, Org.2 e Org.10, respectivamente e na camada 30-40 cm: 1,60 g cm-3, 1,33 g cm-3 e 1,32 g cm-3. Após 2 e 10 anos de cultivo orgânico da cana-de-açúcar o estoque de carbono aumentou com 12,594 e 31,258 Mg ha-1 na camada superficial do solo 0-30 cm e com 20,768 e 51,147 Mg ha-1 numa camada de 0-100 cm, em comparação com o cultivo convencional sem queima.
Thesagro: Matéria orgânica
Ecologia vegetal
Solo
Cana de açúcar
Canavial
Cerrado
Palavras-chave: Estoque de carbono
ISBN: 978-85-7035-241-5
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
149.pdf474,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace