Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977450
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVEIRA, S. M. da
OLIVEIRA, L. A. de
SANTOS, V. da S.
SANTOS, W. de J.
SANTOS, A. de O.
CARVALHO, J. L. V. de
Additional Information: SORAIA MACHADO DA SILVEIRA; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; WILTON DE JESUS SANTOS, UFBA; ALLANA DE OLIVEIRA SANTOS, FAMAM; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA.
Title: Avaliação do teor de carotenoides totais e compostos cianogênicos em farinha de raspa de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: A mandioca de mesa, também conhecida como mandioca mansa, doce, aipim ou macaxeira, é um dos alimentos preferenciais na mesa do brasileiro, principalmente nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (BORGES et al., 2002). Porém, o teor de compostos cianogênicos é um fator limitante para consumo das raízes utilizadas no preparo doméstico. Algumas variedades apresentam em sua composição química carotenoides, que podem ser precursores da vitamina A. Esses compostos são responsáveis pela coloração amarela da raiz, além de possuírem propriedades nutricionais, tais como: aumento da resposta imune e redução do risco de doenças degenerativas (SENTANIN & RODRIGUES-AMAYA, 2007). A farinha de raspa é constituída por pedaços ou fatias de mandioca desidratadas e posteriormente moídas, até atingirem a granulometria de farinha panificável (CEREDA, 2003). Devido à importância da mandioca na dieta das populações, que muitas vezes apresentam problemas de saúde causados pela deficiência de vitamina A, o programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) e o programa HarvestPlus têm investido em pesquisas visando a obtenção de variedades de mandioca com boa produtividade, alto teor de pró-vitamina A e apropriada para o consumo (OLIVEIRA et al., 2009). Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o teor de carotenoides totais e compostos cianogênicos em farinha de raspa de diferentes variedades (híbridos) de mandioca.
Thesagro: Mandioca
Carotenoide
Pigmento
NAL Thesaurus: Cassava
Carotenoids
Pigments
Data Created: 2014-01-24
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAODOTEOR191processa21000LUCIANA.pdf115.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace