Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977514
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Jan-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, J. da
ARRAIS, Í. G.
MORAIS, D. A. F. de
SILVA, J. R. da
DINIZ, M. de S.
Informaçães Adicionais: JAEVESON DA SILVA, CNPMF; ÍTALO GUALBERTO ARRAIS, UFERSA; DAVI ARDACHNIKOFF FATIGATTI DE MORAIS, UFERSA; JOSÉ ROBSON DA SILVA, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN; MAUTO DE SOUZA DINIZ, CNPMF.
Título: Manejo fitotécnico na cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) em Amargosa, Bahia. 3. Arranjos espaciais de plantas.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O arranjo espacial é importante para definição do sistema de cultivo (monocultivo ou consorciado) e ajustes na população de plantas frente a fertilidade do solo, doses de adubo, tipo de crescimento da cultivar e no padrão de raiz comercial (para mesa ou indústria). Espaçamentos menores (altas populações) geralmente são utilizados em sistema de monocultivo, solos com baixa fertilidade natural e com baixo investimento com adubos (efeito compensatório), cultivares eretas e obtenção de menores tamanhos de raízes (FERREIRA FILHO, 1997; MATTOS, 2006; SILVA et al., 2013). Na agricultura do Nordeste, irrigado ou de sequeiro, as áreas de exploração em sua maioria são de pequenas propriedades, sendo necessário o agricultor aproveitar ao máximo a área disponível (uso eficiente da terra), tendo que optar pela exploração conjunta de pelo menos duas culturas (cultivo consorciado), pois geralmente tem alta dependência da diversificação agrícola, para consumo próprio ou atender a demanda comercial. Para consorciação de culturas há necessidade de utilização de arranjos espaciais maiores, de modo que a competição entre as plantas consortes seja mínima. Na cultura da mandioca, o arranjo espacial em fileiras duplas, i.e., 2,0 m x 0,6 m x 0,6 m, em que no espaço maior se cultiva a cultura secundária, geralmente milho e feijão (MATTOS, 2006a; MATTOS, 2006b). O trabalho avalia arranjos espaciais em fileiras simples e duplas no crescimento e produtividade de plantas de mandioca, no município de Amargosa, Bahia.
Thesagro: Mandioca
Produção vegetal
Sistema de cultivo
NAL Thesaurus: Cassava
Crop production
Cropping systems
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANEJOFITOTECNICO230sistemas21525JAEVESON.pdf37,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace