Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981667
Título: Patógenos associados a podridão mole de raízes de mandioca no Estado do Pará.
Autor: POLTRONIERI, L. S.
TRINDADE, D. R.
SILVA, H. M.
ALBUQUERQUE, F. C. de
Afiliación: LUIZ SEBASTIÃO POLTRONIERI, CPATU; DINALDO RODRIGUES TRINDADE, CPATU; HERCULES MARTINS SILVA, CPATU; FERNANDO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE, CPATU.
Año: 1997
Referencia: Fitopatologia Brasileira, v. 22, n. 1, p. 111, mar. 1997.
Descripción: A podridão mole das raízes e a doença mais importante da cultura da mandioca no Estado do Para, sendo responsável pela destruição de inúmeros mandiocais. Este fato tem agravado a situação dos agricultores trazendo consequências danosas de ordem econômica e social para uma parte da população que depende exclusivamente dessa cultura para a sua sobrevivência. A doença foi constatada pela primeira vez atacando mandioca na localidade de Apeu/PA e o agente causal identificado como Phytophthora drechsleri Tukey (Albuquerque & Figueiredo, Pesq. Agrop. 5,389 - 393, 1970). Uma outra especie identificada como Phytophthora nicotianae var parasitica, foi isolada em mandiocais dos municípios de Santa Isabel do Para e Santo Antonio do Taua (Poltronieri, Trindade & Silva, Fitopatologia Brasileira, 17:89, 1993. Considerando que a identificação dos patógenos associados a essa doença e importante para o direcionamento de um controle eficiente e econômico realizou-se durante três anos levantamentos em áreas de produtores de mandioca de quinze municípios paraenses. De cada área visitada foram coletadas raízes de plantas com sintomas de podridão.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Podridão
NAL Thesaurus: cassava
pathogens
Palabras clave: Associados
Associated
Patógenos
ISSN: 0100-4158
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
111.pdf921 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace