Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982829
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 20-Mar-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: FRANCESCHINI, M. H. D.
DEMATTÊ, J. A. M.
SATO, M. V.
VICENTE, L. E.
GREGO, C. R.
Informaçães Adicionais: MARSTON HERÁCLES DOMINGUES FRANCESCHINI, ESALQ/USP; JOSÉ ALEXANDRE M. DEMATTÊ, ESALQ/USP; MARCUS VINICIUS SATO, ESALQ/USP; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM.
Título: Abordagens semiquantitativa e quantitativa na avaliação da textura do solo por espectroscopia de reflectância bidirecional no VIS-NIR-SWIR.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 48, n. 12, p. 1568-1581, dez. 2013.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Granulometria do solo
Espectroscopia de reflectância
Estatística multivariada
Pedometria
Sensoriamento próximo
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial da espectroscopia de reflectância no VIS‑NIR‑SWIR, para a caracterização granulométrica de amostras de solos de diferentes classes texturais, e obter modelos de predição dos teores de argila, silte e areia no solo. Utilizou-se um conjunto de amostras representativas de Latossolos e Argissolo de cinco locais do Estado do Mato Grosso do Sul. Os espectros do visível e do infravermelho próximo ao infravermelho de ondas curtas (de 350 a 2.500 nm) das amostras foram obtidos e analisados. Empregaram-se a análise de componentes principais (ACP), agrupamento por "fuzzy c‑means", regressão logística multinomial(RLM) e regressão por mínimos quadrados parciais. Espectros característicos para as diferentes classes texturais e a segregação de amostras de classes texturais e de locais de coleta com características distintas, por meio da ACP, "fuzzy c‑means" e RLM, mostram o potencial semiquantitativo dos dados de reflectância no VIS‑NIR‑SWIR. Obteve-se quantificação satisfatória quanto à argila (R²=0,92, RPD=3,59), ao silte (R²=0,80, RPD=2,15) e à areia (R²=0,87, RPD=2,62). As técnicas de espectroscopia de reflectância podem auxiliar na determinação da textura e da variabilidade espacial do solo com metodologias semiquantitativas ou quantitativas.
Ano de Publicação: 2013
ISBN: 1678-3921
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
12486.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace