Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992398
Título: Desempenho agronômico de híbridos de sorgo granífero em ambientes brasileiros.
Autoria: SILVA, K. J. da
MENEZES, C. B. de
SANTOS, C. V. dos
ANDRADE, L. C.
MAGALHAES, A. G. F.
SALDANHA, D. C.
Afiliação: KARLA JORGE DA SILVA, UFV, Viçosa, MG.; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; CRISLENE VIEIRA DOS SANTOS, UFSJ, Sete lagoas, MG.; LUIZ CARLOS ANDRADE, UFSJ, Sete Lagoas, MG.; ANA GABRIELA FERREIRA MAGALHAES, UFJS, Sete Lagoas, MG.; DOUGLAS CIRINO SALDANHA, UNIFEMM, Sete Lagoas, MG.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014.
Conteúdo: O sorgo [Sorghum bicolor (L.) Moench] é o quinto cereal mais produzido no mundo, depois do milho, do trigo, do arroz e da cevada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar características de importância agronômica de híbridos de sorgo granífero cultivados em diferentes ambientes. Para esse trabalho foi analisados oito experimentos, com 25 genótipos, sendo 23 pertencentes ao programa de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo e dois híbridos comerciais, conduzidos em diferentes municípios, sob delineamento de blocos ao acaso com três repetições. Foram avaliadas as características: florescimento, altura de plantas, produção de grãos e índice de colheita de panículas. Com o auxílio do programa GENES (Cruz, 2001) realizaram-se análise de variância e teste F para as características avaliadas nos determinados locais. E para o agrupamento de médias dos genótipos, foi utilizado o teste de SCOTT & KNOTT (1976). Pelos resultados foram observados que vários híbridos experimentais se mostraram mais precoces que os comerciais em diferentes ambientes. As alturas das plantas indicam que os híbridos nos locais avaliados superaram 1,50 m, valor tido como referência para porte máximo desejado em cultivares graníferos. A média geral do rendimento de grãos foi de 5,41 t.ha1 . A produtividade do grãos foi significativamente superior à produtividade média brasileira. Os híbridos com destaque foram 1168092,1167053, 1170036 e podem ser alternativas para futura recomendação para cultivo, para isso estarão sendo avaliados em vários anos e locais.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Palavras-chave: Produtividade de híbrido
Melhoramento genético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-agronomico-3.pdf126.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace