Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994450
Título: Modelagem espaço-temporal da resinose do coqueiro no estado do Pará.
Autoria: NASCIMENTO, S. M. C. do
CARVALHO, E. de A.
LINS, P. M. P.
Afiliação: Silvia Mara Coelho do Nascimento, BOLSISTA FAPESPA; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, CPATU; Paulo Manoel Pontes Lins, SOCOCO.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Conteúdo: A resinose (Thielaviopsis paradoxa), relatada pela primeira vez no Brasil em 2004, é uma importante doença do coqueiro cujo controle é dificultado pela escassez de informações. Estudos epidemiológicos podem auxiliar na tomada de decisões para o manejo integrado desta doença em plantios de coqueiro. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo modelar a distribuição espacial da resinose ao longo de um ano produtivo em plantios comerciais de coqueiro no estado do Pará. A incidência da resinose foi monitorada em 130 plantas de setembro de 2010 a dezembro de 2011, com intervalo de três meses. Adotou-se a malha triangular de 8,5 x 8,5m referente ao espaçamento entre plantas do híbrido PB-141. A dependência espacial foi analisada por meio de ajustes de semivariogramas experimentais. Observou-se o padrão de distribuição agregado com forte dependência espacial da resinose do coqueiro.
Thesagro: Doença
Epidemiologia
Thielaviopsis Paradoxa
Palavras-chave: Coqueiro
Cocus nucifera
Dependência espacial
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic24.pdf144,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace