Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994655
Título: Obtenção de etanol utilizando-se de mandiocaba (Manihot esculenta Crantz).
Autoria: AGUIAR, R.
CUNHA, R. L.
CUNHA, E. F. M.
SOUSA, K. M. B. e.
Afiliação: Rodrigo Aguiar, MESTRANDO UFRA; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; Karina Mirlane Barral e Sousa, Discente do Curso Técnico em Agroindústria Juscelino Kubistcheck de Oliveira.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) pode representar uma boa opção para a produção de etanol em áreas onde o cultivo da cana-de-açúcar não é viável e em períodos de entressafra. Objetivouse avaliar o rendimento em etanol do caldo fermentado obtido de raízes de mandioca doce. Foram realizados 11 ensaios em um fermentador de 1 L, seguindo um planejamento fatorial do tipo composto central (DCC), com dois níveis originais, utilizando-se o software Statistica 7.0. As condições das fermentações investigadas foram pH inicial 4,5-6,0 e temperatura 28-35ºC. Em todos os ensaios foi utilizado como mosto o caldo da mandiocaba devidamente esterilizado. Foi verificado que ao final das fermentações que se pode obter um teor alcoólico de 2,2 °GL a partir da mandiocaba. Notou-se que a produção de etanol foi maior em fermentações com baixas temperaturas, não havendo uma influência significativa do pH.
Thesagro: Etanol
Palavras-chave: Agroenergia
Mandioca doce
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic59.pdf201,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace