Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994881
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Hortaliças - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: PEDROSO, M. T. M.
Additional Information: MARIA THEREZA MACEDO PEDROSO, CNPH.
Title: Experiências internacionais com a agricultura familiar e o caso brasileiro: o desafio da nomeação e suas implicações práticas.
Publisher: In: BUAINAIN, A. M.; ALVES, E.; SILVEIRA, J. M. da; NAVARRO, Z. (Ed.). O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Pages: p. 761-792
Language: pt_BR
Description: O presente capítulo discute a expressão agricultura familiar e suas implicações práticas (no Brasil e internacionalmente) e atende dois objetivos principais: primeiramente, indicar as facetas principais do desenvolvimento agrário, nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo em períodos de expansão econômica, buscando extrair lições aplicáveis ao caso brasileiro. Em segundo lugar, sugerir medidas de ação governamental que possam superar os erros de nomenclatura relacionados à agricultura familiar no Brasil e também permitir avanços destinados a esse grande grupo de produtores a partir de um conjunto de medidas que poderiam ser implantadas. O artigo também pretende examinar a ironia histórica representada pelo esforço de setores politizados situados à esquerda (organizações sidicais, movimentos sociais rurais, alguns campos partidários), os quais substituiram a velha expressão "pequena produção" usada no passado, pela novidade "agricultura familiar", como se a mera nomenclartura pudesse contrapor-se à força dos processos econômicos e financeiros.
Thesagro: Agricultura familiar
Politica agricola
Data Created: 2014-09-12
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OMUNDORURAL2014II.pdf338,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace