Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999007
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PINOLA, F. G.
BRITTO, D. de
LUNDSTEDT, L. M.
ASSIS, O. B. G. de
MATTOSO, L. H. C.
Informaçães Adicionais: FLAVIA G. PINOLA; DOUGLAS DE BRITTO, CPATSA; LICIA M. LUNDSTEDT; ODILIO BENEDITO GARRIDO DE ASSIS, CNPDIA; LUIZ HENRIQUE CAPPARELLI MATTOSO, CNPDIA.
Título: Estudo da estabilidade de vitaminas nanoencapsuladas em suspensão aquosa e em substratos sólidos (fubá).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 8., 2014, Juiz de Fora. Anais... São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação; Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte; Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2014.
Páginas: p. 512-516.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ração de peixe
Nanoencapsulação
Quitosana
Aquicultura.
Conteúdo: A eficiência nutricional da ração para peixes pode ser diminuída devido a processos de degradação e lixiviação. Uma forma de minimizar estas perdas é através da formação de nanopartícu (NPs). Assim, vitaminas C, 89 e B 12 foram encapsuladas em NPs de quitosana-tripolifosfato. A est idade das vitaminas foi avaliada a partir da suspensão aquosa das NPs+ vitamina (por espectroscopi o UV-Visível) e a partir da extração destas vitaminas em substrato sólido (fubá) por Cromatografiaêl.íquida de Alta Eficiência, HPLC. Os resultados indicaram que a NP teve um efeito positivo de preservação das vitaminas, principalmente para a vitamina C. Para a forma encapsulada, a concentração da vitamina C variou de 0,22 mg/mL a 0,07 mg/mL no período de 3 semanas, enquanto que para a forma não-encapsulada a concentração caiu de 0,22 mgímL a 0,00 mg/mL no mesmo período. Da mesma forma, para o estudo da análise de vitamina a partir da extração em substrato sólido, a concentração da vitamina C praticamente não variou para o sistema NP- VitC, enquanto que para a forma não-encapsulada a concentração variou DE 0,014 mg/mL 0,005 mg/mL. Estes resultados confirmam que a NP é uma alternativa potencial para preservação de nutrientes da ração de peixes.
Thesagro: Piscicultura
Vitamina.
NAL Thesaurus: Aquaculture
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS.pdf582,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace