Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011094
Título: Produção de carne mecanicamente separada a partir do resíduo da filetagem do salmão.
Autoria: GÓES, L. C. D. S. de A.
FURTADO, A. A. L.
CARVALHO, M. H.
Afiliação: LIGIA CAROLINE DOURADO SALGADO DE ARAÚJO GOÉS, UFRRJ; ANGELA APARECIDA LEMOS FURTADO, CTAA; MARCIO HENRIQUE CARVALHO.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE DE QUALIDADE DO PESCADO, 6., 2014, Santos. [Anais... Santos: UNISANTOS], 2014. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de CMS a partir do resíduo da filetagem do salmão (Salmo salar), para ser utilizada como matéria-prima na fabricação de produtos emulsionados. Foram investigados os seguintes grupos de microrganismos: Coliformes a 45ºC/g, contagem máxima 102; Estafilococos coagulase positiva/g, contagem máxima 5X 102 e; ausência de Salmonela em 25g de alimento. Foram feitas análises do teor de aminoácidos da CMS e quantidade de Carotenóides. A CMS encontra-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação quanto às contagens de coliformes, Salmonella e Staphylococcus coagulase positivo. A quantidade de Astaxantina foi 4,0 mg/Kg, semelhante ao encontrado na literatura, 4 a 10mg/Kg. E quantidade de aminoácidos na CMS apresentou-se proporcional à encontrada na literatura. Pode-se concluir que a CMS do resíduo da filetagem do salmão apresenta qualidade microbiológica e nutricional, podendo ser utilizada na produção de produtos emulsionados.
NAL Thesaurus: Salmo salar
Palavras-chave: CMS de pescado
Produtos emulsionados
Notas: SIMCOPE
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoSimcope6036.pdf266,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace