Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1021468
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATSUURA, F. C. A. U.
MATSUURA, M. I. da S. F.
MENEZES, H. C. de
Additional Information: FERNANDO CESAR AKIRA U MATSUURA, SPM E Campinas; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; Departamento de Tecnologia de Alimentos, FEA/Unicamp.
Title: Albedo de maracujá amarelo: propriedades físicas e funcionais.
Publisher: In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 6., 2005, Campinas/SP. Ciência de alimentos: abrindo caminhos para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. Campinas/SP: FEA/Unicamp, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Albedo
Maracujá amarelo
Description: O albedo do maracujá é um resíduo do processamento do suco de maracujá e do consumo da fruta in natura, que possui elevado teor de fibras, como a pectina (2,0% a 3,0%, em base úmida), mas contém compostos cianogênicos (CC). Este trabalho teve o objetivo de avaliar as propriedades físicas e funcionais do albedo de maracujá amarelo. Utilizou-se albedos de maracujás amarelos maduros, com mais de 85% da casca com cor amarela, in natura e/ou desidratados (a 60°C até cerca de 5% de umidade), não tratado e tratado (por imersão em salmoura e cozimento) para a eliminação de CC. Os albedos foram submetidos a análises de absorção de água, solubilidade em água e absorção de óleo; volume de intumescimento; difusão de glicose e digestibilidade de amido, avaliados in vitro; teor de CC, usando hidrólise ácida e os reagentes de cor, ácido isonicotínico e barbitúrico.
Thesagro: Maracujá
Data Created: 2015-08-06
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005RA071.pdf48,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace