Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025619
Título: Hidrólise enzimática do óleo de girassol com lipases comerciais imobilizadas.
Autoria: SOUSA, F. C. A.
SOUZA, E. F.
TERZI, S. C.
BRIGIDA, A. I. S.
PENHA, E. M.
GOTTSCHALK, L. M. F.
Afiliação: Filipe C. A. Sousa, Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO; ERIKA FRAGA DE SOUZA, CTAA; SELMA DA COSTA TERZI, CTAA; ANA IRAIDY SANTA BRIGIDA, CTAA; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA; LEDA MARIA FORTES GOTTSCHALK, CTAA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 20.; SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSA, 21. 2015. Fortaleza. Anais... Galoá, 2015.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: Diversas pesquisas estudaram a tecnologia de modificação dos óleos e gorduras e a obtenção de concentrados de ácidos graxos poli-insaturados que beneficiam a saúde humana. As lipases são enzimas que catalisam a hidrólise parcial ou total destes triacilgliceróis (TAGs) produzindo ácidos graxos livres (AGLs), diacilglicerol (DAG), monoacilglicerol (MAG) e glicerol. Neste trabalho, enzimas comerciais imobilizadas foram utilizadas para a hidrólise do óleo de girassol. As lipases foram caracterizadas quanto à sua espeficidade em relação a diferentes p-nitrofenil ésteres. As condições da hidrólise enzimática do óleo de girassol foram: proporção molar de água:óleo (6:1); carga da lipase de 1% (p/p) em relação ao óleo; temperatura de 50°C e agitação de 150 rpm. Monitorou-se a hidrólise durante 4,5 horas através da retirada de alíquotas de 1% do volume reacional. Os ácidos graxos livres foram quantificados em titulador automático com NaOH 0,05 N. Os melhores resultados do rendimento da hidrólise foram obtidos com a enzima imobilizada comercial de Thermomyces lanuginosus e nas misturas enzimáticas em que essa enzima estava presente.
Thesagro: Hidrolise
Palavras-chave: Hidrólise enzimática
Óleo de girassol
Lipases comerciais
Sáude humana
Enzimas
Enzimas comerciais
Ácidos graxos
ISSN: 2447-2816
Notas: Ref. 33667. SINAFERM. SHEB.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
galoaproceedingssinaferm201533667hidroliseenzima.pdf604,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace