Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025636
Título: Comparação da especificidade de lipases de duas cepas de Aspergillus niger na hidrólise enzimática do óleo de girassol.
Autoria: SOUSA, F. C. A.
SOUZA, E. F.
TERZI, S. C.
BRIGIDA, A. I. S.
PENHA, E. M.
GOTTSCHALK, L. M. F.
Afiliação: Filipe C. A. Sousa, Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO; ERIKA FRAGA DE SOUZA, CTAA; SELMA DA COSTA TERZI, CTAA; ANA IRAIDY SANTA BRIGIDA, CTAA; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA; LEDA MARIA FORTES GOTTSCHALK, CTAA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 20.; SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSA, 21. 2015. Fortaleza. Anais... Galoá, 2015.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: Diversas pesquisas têm estudado a tecnologia de modificação dos óleos e gorduras e a obtenção de concentrados de ácidos graxos poli-insaturados que beneficiem a saúde do ser humano. As lipases são enzimas que catalisam a hidrólise parcial ou total destes triacilgliceróis (TAGs) produzindo ácidos graxos livres (AGLs), diacilglicerol (DAG), monoacilglicerol (MAG) e glicerol. Neste trabalho, as enzimas produzidas pela cepa mutante Aspergillus niger 11T53A14 e pela cepa selvagem Aspergillus niger C foram utilizadas para a hidrólise do óleo de girassol. As lipases foram caracterizadas quanto à sua espeficidade em relação a diferentes p-nitrofenil ésteres e aplicadas na hidrólise de óleo de girassol. As condições da hidrólise enzimática do óleo de girassol foram: proporção molar de água:óleo (8:1); carga da lipase de 5 U/g de óleo; 50°C e agitação orbital de 150 rpm. Os ácidos graxos livres foram quantificados em titulador automático com NaOH 0,05 N. Os melhores resultados de hidrólise foram obtidos com extrato bruto de A. niger C, que apresentaram 228 mM de ácidos graxos livres em 5,5 horas de reação.
Thesagro: Aspergillus Niger
Enzima
Hidrolise
Palavras-chave: Óleo de girassol
Lipases
ISSN: 2447-2816
Notas: Ref. 33811. SINAFERM. SHEB.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
galoaproceedingssinaferm201533811comparacaodaes.pdf552,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace