Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1036536
Title: Caracterização química, rendimento em polpa bruta e suco de diferentes genótipos de maracujazeiro azedo.
Authors: ANDRADE NETO, R. de C.
RIBEIRO, A. M. A. de S.
ALMEIDA, U. O. de
Affiliation: ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; Ana Maria Alves de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo; Ueliton Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Acre.
Date Issued: 2015
Citation: In: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 2015, Bananeiras. Semear ciência, colher tecnologia: anais. Bananeiras: Ufpb, 2015.
Pages: 8 p.
Description: O objetivo do trabalho foi caracterizar quimicamente frutos de genótipos maracujazeiro azedo, assim como determinar o rendimento de polpa bruta e de suco. Para tanto, foi conduzido um experimento em delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos constituídos por seis genótipos de maracujazeiros, cinco repetições e dez frutos por repetição. Para o teor de sólidos solúveis, a variedade SR1 apresentou o maior valor, superior a 13%. A acidez total dos frutos variou entre 4,12 e 4,51%. A maior relação entre sólidos solúveis e acidez foi observada para o genótipo SR1. Com valor de pH em torno de 3,08, destacaram-se as variedades GAEC e RVEC. O rendimento de polpa bruta variou entre 34% a 42%, respectivamente, para SCEC e GAEC. O rendimento de suco foi significativamente maior para as variedades GAEC, SCEC, CSAC e RVEC. Há variabilidade entre os genótipos, com destaque para o híbrido GAEC que pode ser indicado para as condições edafoclimáticas da região.
Thesagro: Genótipo
Polpa
Suco
NAL Thesaurus: Passiflora
Keywords: Maracujá azedo
Caracterização química
Senador Guiomard (AC)
Acre
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25910.pdf478,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace