Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1056529
Título: Efeito da secagem sobre as propriedades antioxidantes de pimentas vermelhas Capsicum annuum var. annuum.
Autor: ABREU, L. F.
SILVA, P. A.
ARAÚJO, E. A. F.
CARVALHO, A. V.
Afiliación: LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; P.A. Silva, GRADUANDA UFPA; E.A. F. Araújo, UFPA; ANA VANIA CARVALHO, CPATU.
Año: 2016
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25., 2016, Gramado. Anais... Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Descripción: Pimentas Capsicum annuum vermelhas, foram desidratadas, a 50 e 80°C, inteiras e cortadas, para estudo da influência da secagem sobre a retenção de carotenoides, ácido ascórbico e atividade antioxidante. Os tempos de secagem variaram de 4,5 a 176 horas. As amostras apresentaram teores de carotenoides e ácido ascórbico de 1.761 a 5.334 ?g/g e de 94 a 436 mg/100g, respectivamente, e atividade antioxidante de 409 a 3.005 ?M Trolox/g (MS). As propriedades antioxidantes da pimenta in natura sofreram redução significativa com as temperaturas de secagem. O corte prévio das pimentas reduz o tempo de secagem preservando o ácido ascórbico, contudo, causa degradação dos carotenoides. As pimentas secas inteiras preservam melhor os carotenoides em temperaturas de aquecimento, mas devido ao maior tempo de processo acarreta maior degradação do ácido ascórbico. A secagem dos frutos inteiros, à 80°C, foi a mais eficiente, apresentando menor perda de atividade antioxidante e de carotenoides.
Thesagro: Pimenta
Secagem
Palabras clave: Antioxidantes
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1218.pdf253,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace