Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070158
Título: Avaliação da temperatura efetiva na superfície de frutos de açaí sob tratamento térmico em diferentes binômios tempo-temperatura.
Autoria: BEZERRA, V. S.
WALTER, E. H. M.
FREITAS-SILVA, O.
GOMES, I. A.
CABRAL, L. M. C.
Afiliação: VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP; EDUARDO HENRIQUE MIRANDA WALTER, CTAA; OTNIEL FREITAS SILVA, CTAA; Izabela Alves Gomes, UERJ; LOURDES MARIA CORREA CABRAL, CTAA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 3; CONGRESSO MINEIRO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 6, 2017. Ouro Preto. Alimentação: impactos na saúde e desafios para a indústria: anais. Ouro Preto: UFOP, 2017. 4 p.
Conteúdo: O branqueamento em frutos de açaí (80ºC 10s) é aplicado para controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas. Avaliou-se a temperatura efetiva alcançada na superfície do fruto quando imerso em água aquecida à 80ºC, 90ºC e 100ºC durante 2s, 4s, 6s 8s e 10s. As leituras das temperaturas nas superfícies de frutos de açaí quando imersos em água aquecida a 80,2ºC (média) por 2s a 10s variaram de 77,8ºC (8s) a 78,8ºC (4s), não alcançando a temperatura necessária de 80ºC. Com a temperatura média da água de branqueamento a 88,9ºC, a temperatura na superfície do fruto variou de 84,7ºC (6s) a 86,5ºC (2s). Em água a temperatura média de 94,8ºC houve variação de de 83,7ºC (4s) a 88,3ºC (10s) na superfície do fruto. Deste modo, para se alcançar uma temperatura efetiva mínima de 80ºC no fruto de açaí, foi necessário que a água de branqueamento estivesse, no mínimo, a 88,9ºC.
Thesagro: Açaí
Palavras-chave: Branqueamento témico
Notas: III CONAM. VI COMAM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conam2017a1.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace