Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080154
Título: A cozinha de fusão encontra o rio: peixes nativos amazônicos como alternativa para a culinária japonesa.
Autor: KATO, H. C. de A.
OLIVEIRA, L. de S.
MACIEL, E. da S.
FREITAS, A. A. de
Afiliación: HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; LUANA DE SOUSA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI; ERIKA DA SILVA MACIEL, USP; ALEXANDRE AIRES DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Año: 2016
Referencia: Applied Tourism, Balneário Camboriu, v. 1, n. 2, p. 97-114, maio/ago. 2016.
Descripción: A culinária japonesa, desde a década de 80, se expande no Brasil, conservando técnicas e ingredientes de sua origem combinadas a inovações relacionadas à culinária americana, sendo assim, bastante dependente de ingredientes importados. Através da cozinha de fusão, esse trabalho sugere o uso de espécies de peixes nativos cultivados na Amazônia como alternativa gastronômica para esse mercado. Foi realizado um experimento envolvendo chefs de cozinha amazônica e japonesa desenvolvendo seis preparações a base de pirarucu e tambaqui. Estas foram avaliadas por um painel treinado de 24 profissionais da aqüicultura e gastronomia japonesa. Avaliou-se a aceitação e seus atributos utilizando uma escala hedônica com aplicação de questionário estruturado de intenção de compra. Todos os pratos obtiveram ampla aceitação, tendo destaque o Teppan de pirarucu. Conclui-se que o uso dos peixes nativos de cultivo da Amazônia, tambaqui e pirarucu, é uma alternativa viável para a inovação da gastronomia japonesa no Brasil, através da culinária de fusão.
Thesagro: Peixe
Culinária
Palabras clave: Culinária japonesa
Peixe nativo amazônico
DOI: 10.14210/at.v1n2.p97-114
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPASA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CNPASA2016at.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace