Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080746
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CORDEIRO, C. de S.
FORATO, L. A.
BERNARDES FILHO, R.
HUBINGER, S. Z.
NASSU, R. T.
Additional Information: Cecília de Souza Cordeiro, UNESP; LUCIMARA APARECIDA FORATO, CNPDIA; RUBENS BERNARDES FILHO, CNPDIA; SILVIANE ZANNI HUBINGER, CNPDIA; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE.
Title: Estabilidade oxidativa de carne ovina com revestimentos a base de zeínas.
Publisher: In: WORKSHOP DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2017. cap. 3.
Pages: p. 169-172.
Language: pt_BR
Keywords: Carne ovina
Plastificantes.
Description: O consumo de carne ovina ainda é limitado em comparação a outros produtos, devido à falta de hábito do consumidor, irregularidade de oferta, falta de padrão e apresentação comercial. Para uma maior extensão da vida de prateleira e manutenção de suas propriedades físico-químicas e sensoriais, a combinação da embalagem tradicional a vácuo com revestimentos comestíveis é uma alternativa. O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade oxidativa de carne ovina com revestimentos comestíveis à base de zeínas em combinação com diferentes plastificantes (ácido oléico, óleos de: pimenta rosa, alecrim, coco e azeite). Foi utilizado o músculo longissimus com os diferentes revestimentos, embalado à vácuo e armazenado à temperatura 5±1°C. Foi realizada a análise de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) a cada sete dias, no período de 36 dias. Os revestimentos contendo os plastificantes óleo de alecrim, azeite + óleo de alecrim e óleo de pimenta rosa foram mais promissores pelo seu poder antioxidante.
Thesagro: Oxidação.
Data Created: 2017-11-27
ISSN: 2175-8395
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGRONANO2017ESTABILIDADEOXIDATIVADECARNEOVINACOMREVESTIMENTOSABASEDEZEINAS.pdf876,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace