Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081198
Title: Caracterização por DRX de biocompósitos a base de PLA Carregados com resíduos do caroço de manga e nano-organo-Argilomineral.
Authors: LIMA, E. M. B.
MIDDEA, A.
PEREIRA, J. F.
PEREIRA, I. C. S.
SANTOS, N. R. R.
OLIVEIRA, R. N.
NEUMANN, R.
Affiliation: EDLA MARIA BEZERRA LIMA, CTAA; Antonieta Middea, CETEM; Jessica Fernandes Pereira, UEZO; Ingrid Cristina S. Pereira, UFRRJ; Natália Rodrigues R. Santos, UFRRJ; Renata Nunes Oliveira, UFRRJ; Reiner Neumann, CETEM.
Date Issued: 2017
Citation: In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos. Anais ... São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017. p. 359-362. Editores: Caue Ribeiro de Oliveira, Elaine Cristina Paris, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, Marcelo Porto Bemquerer, Maria Alice Martins, Odílio Benedito Garrido de Assis.
Description: A agroindústria do suco de manga gera uma grande quantidade de resíduos, como o caroço de manga. O objetivo deste trabalho é a caracterização da estrutura cristalina de diversos biocompósitos desenvolvidos a base desses residuos, em matriz de Poli(ácido lático) (PLA), com adição ou não de nanocargas de organo-argilominerais para desenvolvimento de embalagens de alimentos, por casting. A técnica de difratomeria de Raios-X (DRX) foi eficiente para identificar: a) os argilominerais montmorilonita (bentonita) presentes na fração argila e validar o processo de organifilização necessário para compatibilizar as cargas entre o argilomineral e a matriz de PLA, b) degradação cristalina do PLA comercial pela dissolução por cloroformio durante o processamento por casting, c) aumento da cristalinidade devido a interação do PLA com as nanocargas da montmorilonita organofilizada, d) comportamento inerte da casca e amêndoa do caroço de manga com o PLA, que manteve suas caracteristicas semi-cristalinas inalteradas, ampliando a fase amorfa na estrutura dos biocompostos desenvolvidos. Conclui-se que a organofilização das montmorilonitas, utilizada como carga de reforço, foi eficiente para aumentar a cristalinidade dos biocompósitos de PLA quando utilizados com ou sem os resíduos da casca e amêndoa do caroço de manga por casting.
Thesagro: Manga
Keywords: Biocompósito
Organo-argilominerais
PLA
DRX
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nano359.pdf472.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace