Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorREIS, A. L. Q.
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorMACHADO, T. T. V.
dc.contributor.authorNASSAU, G.
dc.date.accessioned2024-07-19T12:02:35Z-
dc.date.available2024-07-19T12:02:35Z-
dc.date.created2018-03-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1088840-
dc.descriptionA confecção deste artigo teve início na identificação de pontos de interseção entre os materiais bibliográficos a partir da temática recorrente sobre conhecimento em ciências ambientais. Em todos os textos foi aprofundada a discussão do tema, inter-relacionando-a com a literatura. A temática recorrente nos textos era a discussão da Construção do Conhecimento em contextos sociais, históricos, ambientais, acadêmicos e culturais, muito amplos. Neste sentido, foi elaborado o artigo com uma discussão mais aprofundada de diversos autores com diferentes conceitos sobre o que é ciência e conhecimento, estruturado com uma análise a partir de quando a ciência era trabalhada de maneira unificada, passando a ser fragmentada e se apresentando em uma tendência atual de se reunificar através do conceito de inter, trans e pluridisciplinaridade, sendo abordando de maneira mais intensamente o contexto das ciências ambientais. Espera-se alcançar com essa discussão uma clara reflexão sobre o tema, considerando, sem sombra de dúvida, como aspecto altamente relevante na construção deste artigo, a capacidade de interação para discussão de um tema muito amplo. Para isso foi necessária a conjunção de diferentes autores com formação diversificada, num grupo que era composto por Engenheira Civil, Engenheira Agrônoma, Economista, Geógrafo e Químico, que dada a riqueza na linguagem por si só já representa um desafio para a confecção deste artigo. Concluiu-se com a certeza de que cada vez mais os estudos voltados para a construção do conhecimento nas ciências ambientais exigem a adoção de formas de compreensão das diferentes linguagens que perfazem o meio acadêmico-científico interdisciplinar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectConstrução do conhecimento
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectNatural resource
dc.titleEntrelaçando conceitos: a complexidade na evolução do conhecimento das ciências ambientais.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroRecurso natural
dc.subject.thesagroEducação ambiental
dc.subject.thesagroMeio ambiente
dc.subject.nalthesaurusNatural resources
dc.format.extent2p. 626-637.
riaa.ainfo.id1088840
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-18
dc.contributor.institutionANDRÉ LUIZ QUEIROGA REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; TAYSA TAMARA VIANA MACHADO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA; GRAÇA NASSAU, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline-3.pdf99.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace