Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100614
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TORREZAN, R.
PACHECO, I. da S.
SILVA, P. S. da
FREITAS, S. C. de
SÁ, D. de G. C. F. de
Additional Information: RENATA TORREZAN, CTAA; Ingrid da Silva Pacheco, UERJ; Priscila Santos da Silva, UERJ; SIDINEA CORDEIRO DE FREITAS, CTAA; DANIELA DE GRANDI C FREITAS DE SA, CTAA.
Title: Aproveitamento do albúmen sólido de coco verde para a elaboração de cocadas adicionadas de frutas tropicais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., Belém, Pará, 2018. O Uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Anais... Belém: SBCTA, 2018.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Notes: E-poster 3704. CBCTA. 13 a 16 de agosto de 2018.
Keywords: Frutas tropicais
Cocos nucifera L
Doce de coco
Análises físico-químicas
Description: O fruto do coqueiro é constituído por albúmen líquido (água de coco), albúmen sólido ou amêndoa, endocarpo e casca. A variedade Anã é a mais utilizada para a extração de água de coco e quando do seu processamento são descartadas as cascas e, aderida a ela, o albúmen sólido, um coproduto com potencial de aproveitamento industrial, ainda pouco estudado. Este trabalho teve por objetivo utilizar este albúmen sólido de coco verde para a elaboração de cocadas cremosas adicionadas de frutas tropicais. O albúmen sólido foi extraído manualmente e foi calculado o rendimento da sua extração e das cocadas elaboradas. As cocadas foram elaboradas com adição de açúcar e pectina e concentradas até a consistência cremosa. Foram analisados o pH, acidez total titulável e sólidos solúveis. Apesar do rendimento da extração do albúmen sólido ser de apenas 5% em relação à massa total dos cocos processados, o seu processamento na forma de cocadas cremosas acrescentadas de frutas tropicais tem potencial de agregar valor ao albúmen que atualmente é descartado juntamente com as cascas.
Thesagro: Rendimento
Data Created: 2018-12-04
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
370431072018142906.pdf456,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace