Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103170
Título: Comparação do risco climático da soja, cana-de-açúcar e café arábica, para o estado de São Paulo, calculado com dados terrestres e orbitais de precipitação pluvial.
Autor: SANCHES, M. C.
ZULLO JUNIOR, J.
ROMANI, L. A. S.
Afiliación: MICHELLE CRISTINA SANCHES, Unicamp; JURANDIR ZULLO JUNIOR, Unicamp; LUCIANA ALVIM SANTOS ROMANI, CNPTIA.
Año: 2018
Referencia: Agrometeoros, v. 26, n. 1, p. 25-36, jul. 2018.
Descripción: O objetivo deste trabalho é avaliar a utilidade dos dados de precipitação do produto orbital TRMM3B42, do satélite TRMM, na elaboração do zoneamento agrícola da soja, cana-de-açúcar e café arábica, para o estado de São Paulo. O período de análise foi 1998-2012. Dados de precipitação pluviométrica de 195 estações de superfície do Departamento de Águas e Energia Elétrica do estado de São Paulo (DAEE-SP) foram considerados como referência para o trabalho. A série de dados pluviométricos remotos foi gerada substituindo-se os dados de cada um dos 195 postos do DAEESP pelos dados da estação virtual mais próxima. As temperaturas médias mensal e anual, a evapotranspiração potencial decendial média e a probabilidade de geadas foram estimadas com base em modelos de regressão, utilizando as coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude) dos 195 postos pluviométricos do DAEESP. A deficiência hídrica anual e o índice de satisfação das necessidades de água (ISNA) foram calculados com base em modelos de simulação do balanço hídrico. Concluiu-se que os dados do produto orbital TRMM3B42 têm potencial para melhorar a quantidade e a distribuição espacial dos dados pluviométricos necessários para definição do zoneamento agrícola de culturas perenes e semiperenes, como a canade-açúcar e o café arábica. No caso de culturas anuais, como a soja, são necessárias adaptações no método de zoneamento devido ao impacto provocado pela tendência de superestimativa da precipitação pelo sensoriamento remoto.
Thesagro: Zoneamento Agrícola
Sensoriamento Remoto
Palabras clave: Geopreocessamento
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
comparacaorisco.pdf1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace