Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103659
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BIASOTO, A. C. T.
NASCIMENTO, D. C. do
SILVA, D. J.
BARROS, E. S. de
SANTOS, M.
SANTOS, R. T. dos S. e
Additional Information: ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA; Danilo Cardoso do Nascimento; DAVI JOSE SILVA, CPATSA; EDNA SANTOS DE BARROS, CPATSA; Márcia dos Santos; Renata Torres dos Santos e Santos.
Title: Influência do tempo de permanência do chip de carvalho francês de tostagem forte na composição físico-quimica, antociânica e coloração do vinho tinto Syrah.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL DA AGROINDÚSTRIA, 4., 2018, Bananeiras. Anais... Bananeiras: UFPB: CABA, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Vale do São Francisco
Vitivinicultura tropical
Vinho tropical
Vitis vinífera L
Vinho tinto
Syrah
Carvalho francês
Description: Este trabalho avaliou o efeito do tempo de utilização de chips de carvalho francês de tosta forte (Quercus petraea) no envelhecimento do vinho tinto Syrah, produzido na região do Vale do São Francisco. Os chips foram adicionados durante a vinificação na quantidade total de 4g L-1, permanecendo em contato com o vinho na fermentação alcoólica e malolática (50 dias) ou somente na fermentação malolática(30 dias). Também foi elaborado um tratamento controle. A qualidade dos vinhos foi avaliada quanto a sua composição físico-química, antociânica e coloração, a partir das análises de pH, densidade, acidez total e volátil, açúcar redutor, teor alcoólico, extrato seco, dióxido de enxofre livre e total, antocianinas monoméricas, índice de polifenóis totais, intensidade de coloração, tonalidade e parâmetros de coloração L*,a*,b*,C*e h. Os resultados indicaram que o envelhecimento com o chip de carvalho, de modo geral, não influenciou na composição físico-química do vinho Syrah. Verificou-se que a quantidade das antocianinas não sofreu alteração, mas que ocorreu um aumento no índice de polifenois totais e na intensidade de coloração do vinho. Ressalta-se que o uso de chips de carvalho francês de tostagem forte pode ser uma alternativa viável no para a elaboração de vinhos tintos Syrah no Vale do São Francisco.
Thesagro: Vinho
Enologia
Uva
Envelhecimento
NAL Thesaurus: Wines
Quercus petraea
Red wines
Data Created: 2019-01-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC5proceedingsIVENAG98042.pdf340,21 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace