Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104116
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: COSTA, J. R. da
ALENCAR, J. R. de
COSTA, P. da
HAMMES, V. S.
VICTORIA, D. de C.
JESUS, K. R. E. de
CIPRIANI, H. N.
BUSCHINELLI, C. C. de A.
CALEGARIO, F. F.
RODRIGUES, G. S.
MAGALHÃES, L. A.
MARMO, C. R.
LIRA-GUEDES, A. C.
GUEDES, M. C.
FORATO, L. A.
Additional Information: JOANNE REGIS DA COSTA, CPAA; JUNIA RODRIGUES DE ALENCAR, CNPTIA; PATRICIA DA COSTA, CPAF-RR; VALERIA SUCENA HAMMES, SIRE; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; KATIA REGINA EVARISTO DE JESUS, SIRE; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO; CLAUDIO CESAR DE A BUSCHINELLI, CNPMA; FAGONI FAYER CALEGARIO, CNPMA; GERALDO STACHETTI RODRIGUES, CNPMA; LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; CARLOS RENATO MARMO, CNPDIA; ANA CLAUDIA LIRA GUEDES, CPAF-Amapá; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-Amapá; LUCIMARA APARECIDA FORATO, CNPDIA.
Title: Inteligência territorial: planejamento, gestão e sistemas de apoio às decisões estratégicas.
Publisher: In: COSTA, J. R. da; COSTA, P. da; ALMEIDA, J. S. S. E.; HAMMES, V. S. (Ed.). Cidades e comunidades sustentáveis: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 11). Cap. 3.
Pages: p. 51-105
Language: pt_BR
Keywords: Inteligência territorial
Description: O planejamento e a gestão territorial são fundamentais para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável. As comunidades urbanas e rurais apoiadas em processos contínuos de planejamento e gestão participativos adquirem resiliência para superar as ameaças e aproveitar as oportunidades. Entende-se por território como ?o limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo e exclusivo o poder de império sobre pessoas e bens? (Silva, 2001, p. 120). Também se pode definir território como ?porção do espaço geográfico onde são projetadas relações de poder, que geram uma apropriação e um controle sobre este espaço, independentemente se ele é ou não territorializado por um ou mais agentes? (Magdaleno, 2005, p. 119). Gestão do território é a prática estratégica que faz uso das ferramentas científicas e tecnológicas, do poder controlador, nas escalas espacial e temporal, da coerência das decisões e ações para alcançar um objetivo e que expressa, equitativamente, a nova racionalidade e a tentativa de ordenar o caos. A gestão do território deve, necessariamente, passar pelo entendimento e interpretação dos fatores sociais, políticos, econômicos e, na atualidade, dos fatores ambientais, para uma postura equilibrada, sem relegar os aspectos fundamentais do lugar. Não se pode mais dissociar a natureza dos processos sociais e econômicos; essa dicotomia deve ser abolida (Tommaselli, 2012). Nesse sentido, a atuação da Embrapa tem sido direcionada, além da geração de soluções tecnológicas, à construção de subsídios para o planejamento e gestão territorial, a fim de melhorar a qualidade de vida no meio rural ou na relação rural-urbana.
Thesagro: Planejamento Estratégico
Data Created: 2019-01-15
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cap3ODS11.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace