Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123943
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GASPAR, L. M. R.
INACIO, C. de T.
QUINTAES, B. R.
CARVALHO, L. de S. Q.
PERES, A. A. de C.
Additional Information: LÍVIA MARA RIBEIRO GASPAR, UFRJ; CAIO DE TEVES INACIO, CNPS; BIANCA RAMALHO QUINTAES, COMLURB; LUCINERE DE SOUZA QUINTANILHA CARVALHO, UFF; AFONSO AURELIO DE CARVALHO PERES, UFF.
Title: Análise econômico-financeira do gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos em uma agroindústria de processamento mínimo de hortaliças.
Publisher: Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 25, n. 3, p. 477-488, maio/jun. 2020.
Language: Portugues
Keywords: Gerenciamento
Resíduo agroindustrial
Taxa interna de retorno
Valor presente líquido
Description: As atividades agroindustriais geram grandes quantidades de resíduos sólidos orgânicos. Por essa razão, são responsáveis por estabelecer metas e estratégias de gerenciamento de seus resíduos, visando, sempre que possível, à reutilização, à reciclagem e ao tratamento. Realizou-se um estudo de caso em que foi avaliada a viabilidade econômico-financeira de diferentes cenários para o gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos provenientes do processamento mínimo de hortaliças em uma agroindústria localizada na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os cenários que avaliaram os custos com a disposição final dos resíduos sólidos orgânicos em aterros sanitários se apresentaram elevados. Já no cenário que considerou o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da técnica de compostagem, observou-se que este foi viável financeiramente e atrativo para investimento, pois apresentou uma rentabilidade na ordem de 19,28% a.a., rentabilidade esta superior às diferentes opções de aplicações financeiras disponíveis no mercado. Com o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos e a comercialização do composto produzido, promove-se a geração de receita para a agroindústria e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, pois o tratamento não só reduz os impactos ambientais e o volume de resíduos gerados, mas também permite a reinserção dos nutrientes no ciclo produtivo de novas culturas, gerando renda para a agroindústria. Para o tratamento dos resíduos faz-se necessário um investimento inicial de R$ 385.388,09, e estimou-se que o tempo necessário para a recuperação do capital financeiro foi de curto prazo, com quatro anos e dez meses.
Thesagro: Compostagem
Resíduo Orgânico
Resíduo Solido
NAL Thesaurus: Composting
Organic wastes
Waste management
Data Created: 2020-07-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace