Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125074
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, N. M. S. de
MARTINS, T. F. R.
MENDES, A. N. G.
RODRIGUES, G. C.
VEIGA, A. D.
BARTHOLO, G. F.
MARRACCINI
CARVALHO, M. A. de F.
Additional Information: NAGLA MARIA SAMPAIO DE MATOS, UFLA; THAYLA FROES RODRIGUES MARTINS, UFLA; ANTÔNIO NAZARENO GUIMARÃES MENDES, UFLA; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, UFLA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCa; PIERRE MARRACCINI, CIRAD; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa.
Title: Potencial hídrico de genótipos de Coffea canephora sob condições de Cerrado.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE FISIOLOGIA VEGETAL, 1., 2018, Lavras. Livro de resumos... Lavras: UFLA, 2018.
Language: Portugues
Description: O estudo das relações hídricas para a cultura do cafeeiro é de suma importância, principalmente em regiões produtoras onde se utiliza o sistema de manejo irrigado com suspensão da irrigação por período determinado na fase que antecede a florada, visando maior uniformidade na floração. Um dos objetivos do programa de melhoramento do cafeeiro na região do Cerrado do Planalto Central é a indicação de plantas que se adaptem melhor ao sistema de irrigação utilizado. Para a realização desse estudo, foram avaliados seis genótipos (14, 22, 114, 125, 8 e 30) de Coffea canephora cultivados na região do Cerrado do Planalto Central no ano de 2016. As plantas passaram por um período de suspensão da irrigação de, aproximadamente, 60 dias, para a uniformização da florada. No final desse período (FPSI) e dois dias após o retorno da irrigação (2dARI) avaliou-se o potencial hídrico antemanhã (MPa), com a bomba de Scholander, em folhas completamente expandidas. De acordo com os dados analisados, utilizando delineamento inteiramente casualizado e teste de médias de Scott knott, foi observado que no FPSI, os genótipos 8 e 125 apresentaram maiores valores de potencial hídrico em relação aos demais. Aos 2dARI todos os genótipos apresentaram maiores valores de potencial hídrico em comparação ao FPSI, com destaque para 8 e 114 que apresentaram maiores valores que os demais genótipos. Considerando-se o potencial hídrico, os genótipos acima citados são potencialmente adaptáveis à condição experimental imposta, podendo ser recomendados para testes finais no programa de melhoramento do cafeeiro do Cerrado do Planalto Central.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Método de Irrigação
Coffea Canephora
Data Created: 2020-09-23
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6-2018-Potencial-hidrico.pdf142,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace