Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125075
Título: Qualidade fisiológica de mudas e sementes de Coffea arabica L. provenientes de sementes criopreservadas.
Autoria: OLIVEIRA, T. R.
RICALDONI, M. A.
FIGUEIREDO, M. A. de
CARVALHO, M. A. de F.
STÉPHANO FILHO, R.
ROSA, S. D. V. F. da
Afiliação: TOBIAS ROSESTOLATO OLIVEIRA, UFLA; MARCELA ADREOTTI RICALDONI, UFLA; MADELEINE ALVES DE FIGUEIREDO, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; RICARDO STÉPHANO FILHO, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCa.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. [Anais...]. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2018.
Conteúdo: O gênero Coffea produz sementes intermediárias, o que impossibilita o armazenamento e a conservação da sua viabilidade por períodos prolongados. Com isso, existe a necessidade contínua de aprimorar a base do conhecimento sobre o processamento das sementes que preservem sua qualidade, limitando ao máximo as perdas no armazenamento antes do plantio. A criopreservação é uma das alternativas para a conservação de diversas espécies, tendo como vantagem a possibilidade de armazenamento por longos períodos. Em estudos prévios sobre criopreservação de sementes de café constata-se que o teor de água de 17% (bu) permite maior sobrevivência das sementes de Coffea arabica L. à criopreservação quando imersas diretamente em nitrogênio líquido. Pelo exposto, objetivou-se com esse trabalho estudar a qualidade de mudas de Coffea arabica L. através da análise de trocas gasosas e estudar a qualidade fisiológica das sementes submetidas a diferentes metodologias de secagem e armazenamento em nitrogênio líquido. Frutos da espécie C. arabica L. foram colhidos em lavouras da Fundação Procafé e descascados mecanicamente. As sementes foram desmuciladas por fermentação em água, por 24 horas a 25oC. Em seguida, estas foram submetidas a três processos distintos de secagem utilizando-se secador estacionário, sílica gel e solução saturada de NaCl, até atingirem 12, 17, 17 e 32% (bu) de umidade, respectivamente, sendo obtidos quatro tratamentos (S1; S2; S3 e S4). Após a secagem, dois tratamentos foram armazenados em câmara fria (S1; S2) e os outros dois armazenados em nitrogênio líquido (S3; S4). Após o armazenamento, foi feito teste de germinação para análise da condição fisiológica das sementes e, além disso, as sementes foram semeadas em sacos plásticos contento substrato Tropstrato e instaladas no viveiro até atingirem 6 meses de idade para a análise de trocas gasosas, realizada por meio do sistema portátil de análise de gases infravermelho (IRGA LICOR ? 6400XT). A qualidade fisiológica das sementes de Coffea arabica submetidas à secagem lenta em solução salina saturada seguida da criopreservação, é afetada negativamente, o que pode prejudicar, posteriormente, a qualidade e o desenvolvimento de mudas desta espécie. Com tudo, para a análise de trocas gasosas não houve diferença estatística entre os tratamentos para as variáveis taxa fotossintética líquida, condutância estomática, taxa transpiratória e eficiência do uso da água.
Thesagro: Fisiologia Vegetal
Muda
Semente
Criopreservação
Coffea Arábica
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7-2018-Qualidade-fisiologica.pdf3,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace