Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126567
Title: Dimensões fatoriais determinantes da inovação tecnológica e os aspectos competitivos da orizicultura em São Mateus do Maranhão (MA, Brasil).
Authors: GARCIA, U. S.
WANDER, A. E.
MUNIZ, L. C.
CUNHA, C. A. da
Affiliation: UELSON SERRA GARCIA, pós-graduação UFG; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF; LUCIANO CAVALCANTE MUNIZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; CLEYZER ADRIAN DA CUNHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Date Issued: 2020
Citation: Revista Tecnologia e Sociedade, v. 16, n. 42, p. 106-122, 2020.
Description: O artigo analisa as principais características da orizicultura de São Mateus do Maranhão (MA, Brasil), realiza e apresenta uma análise exploratória dos fatores que condicionam a atividade e os tipos de produtores do município. Foram aplicados questionários com os orizicultores e utilizou-se da estatística multivariada, com a análise fatorial para a determinar os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da atividade orizícola. Os resultados revelaram quatro fatores mais significativos para o processo de inovação, esses são representados por Trabalho, Processo e Estabelecimento Produtivo; Tecnologia de Produção, Comercialização e Tipo Societário; Manejo de Adubação; e Informatização e Terceirização. A constatação desses fatores possibilita maior assertividade no direcionamento de ações que visam criar ou implementar políticas públicas ou privadas, com o intuito de fortalecer tanto a orizicultura do município de São Mateus do Maranhão quanto outros municípios produtores.
Thesagro: Agronegócio
Inovação
Arroz
Orizicultura
Análise Estatística
Keywords: São Mateus-MA
ISSN: 1984-3526
DOI: 10.3895/rts.v16n42.10512
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevTecnSoc-2020.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace