Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132945
Título: Viabilidade de sementes de erva-mate oriundas de polinização controlada.
Autoria: MATOS, D. C. P. de
FELIX, F. C.
KRATZ, D.
WENDLING, I.
SOUSA, V. A. de
Afiliação: DANIELE CRISTINA PEREIRA DE MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; FRANCIVAL CARDOSO FELIX, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DAGMA KRATZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; IVAR WENDLING, CNPF; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Páginas: p. 44.
Conteúdo: Com base na autoecologia das espécies, este estudo tem como hipótese, que cruzamento não endogâmicos produzem sementes com maior percentual de embriões viáveis. Desta maneira, objetivouse avaliar a viabilidade de sementes de erva-mate oriundas de polinização controlada. Para tanto, galhos de duas fêmeas e um macho, não aparentados, foram isolados com sacos de tecido não tramado (TNT), preso com arame fino e enrolado algodão hidrofóbico, para evitar o anelamento dos galhos e entrada de insetos e água. Após a antese, flores masculinas foram coletadas e friccionadas nas flores femininas, até observação de presença de pólen. Os galhos permaneceram fechados até a coleta dos frutos, que foram coletados com coloração vermelho escuro e foram, posteriormente, beneficiados. Foram coletados frutos dos galhos onde ocorreu polinização aberta, obtendo-se famílias. Para análise das sementes, foi utilizado o teste do tetrazólio, sendo determinada a viabilidade e o estágio de desenvolvimento embrionário das sementes (globular, coração, pós-coração, torpedo ou maduro). Na polinização controlada, a fêmea 1 apresentou 75% de sementes viáveis e 73% apresentaram o embrião no estágio coração, e 46% de sementes viáveis e 59% no estágio coração na polinização aberta; a fêmea 2 apresentou 29% de sementes viáveis, 49% coração e 17% pós coração na polinização controlada e 11% de sementes viáveis, 16% coração e 12% pós coração na polinização aberta. Os resultados preliminares indicam o aceite da hipótese, pois as sementes de erva-mate oriundas de polinização controlada apresentaram maior viabilidade.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Sistema de Produção
Palavras-chave: Erva mate
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 344).
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg44.pdf210,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace