Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151440
Título: CONCENTRAÇÃO DE MACRO E MICROELEMENTOS DE AMÊNDOAS DE CASTANHEIRA-DO-BRASIL COLETADAS EM REGIÕES EXTRATIVISTAS DE RORAIMA.
Autoria: GUIMARÃES, P. V. P.
DURIGAN, M. F. B.
CARVALHO, G. F. de
SILVA, T. Í. N. da
MARQUES, C. S.
Afiliação: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
MARIA FERNANDA BERLINGIERI DURIGAN, CNPDIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA, 4., 2019, São Carlos, SP. Ciência, inovação e mercado: anais. São Carlos, SP: Embrapa Instrumentação, 2019. Editores: Paulino Ribeiro Villas-Boas, Maria Alice Martins, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, Ladislau Martin Neto. SIAGRO 2019
Páginas: 690-694
Conteúdo: A castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) é uma importante árvore nativa amazônica e a qualidade nutricional de seus frutos pode apresentar grande variabilidade. Objetivouse avaliar as concentrações de macro e microelementos presentes em amêndoas de castanheira-dobrasil de três diferentes áreas comerciais do estado de Roraima, visando obter informações nutricionais. Os frutos foram coletados nos municípios roraimenses de Caracaraí e São João da Baliza. Os ouriços foram coletados no chão, após desprendimento natural da árvore, e acondicionados em sacos próprios para o transporte até o laboratório de Pós Colheita e Agroindústria da Embrapa Roraima. Para análise de macro e microelementos as amostras foram desidratadas por secagem direta em estufa de ar quente. As análises de macro e microelementos foram realizadas por laboratório comercial. As principais diferenças de elementos entre as áreas estudadas estão nos elementos N, Ca, Mg, Cu e B. Há variabilidade dos elementos em amostras de amêndoas de B. excelsa para os genótipos avaliados nos municípios roraimenses de Caracaraí e São João da Baliza. Os genótipos avaliados nas áreas ?JF?, ?MVV? e ?JL? apresentaram valores médios promissores para a maioria dos caracteres nutricionais avaliados, apresentando potencial para o melhoramento.
Palavras-chave: Composição nutricional
Qualidade nutricional
Produtos florestais não madeireiros
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPDIA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace