Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152310
Título: Estoques de carbono e nitrogênio em Organossolos brasileiros.
Autor: VALLADARES, G. S.
PEREIRA, M. G.
BENITES, V. de M.
EBELING, A. G.
ANJOS, L. H. C. dos
Afiliación: GUSTAVO SOUZA VALLADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; ADIERSON GILVANI EBELING, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Año: 2009
Referencia: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 8., 2009, Pelotas. Matéria orgânica ambiental e sustentabilidade: resumos expandidos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. 1 CD-ROM.
Descripción: O objetivo do presente trabalho foi quantificar os estoques de carbono orgânico total, nas frações húmicas e nitrogênio de Organossolos brasileiros e correlacioná-los com demais atributos dos solos. Os estoques foram estimados para 18 perfis e 49 horizontes até 1 metro de profundidade. A fração ácido húmico e humina nos solos foram predominantes. Os estoques de carbono, nitrogênio e do carbono nas frações húmicas tiveram correlações positivas entre si, com seus teores no solo e com a densidade do solo, sendo negativa a correlação com os teores de fibras esfregadas. Os estoques totais de carbono nos Organossolos estão de acordo com a literatura. Os resultados indicam que quanto maior o grau de humificação da matéria orgânica, maiores serão os estoques das diferentes formas de C e N no solo.
Thesagro: Carbono
Palabras clave: Organossolo
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estoques-de-carbono-e-nitrogenio-em-Organossolos-2009.pdf27.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace