Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155537
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMENEZES, F. G. de
dc.contributor.authorMOREIRA, M. B.
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorPACHECO, C. S. G. R.
dc.date.accessioned2023-08-01T18:23:39Z-
dc.date.available2023-08-01T18:23:39Z-
dc.date.created2023-08-01
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: PACHECO, C. S. G. R. (org.). Mudanças climáticas e seus impactos socioambientais: concepções, fundamentos, teorias e práticas mitigadora. Guarujá: Científica Digital, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1155537-
dc.descriptionEste trabalho apresenta uma revisão narrativa sobre o papel dos biodigestores na mitigação das mudanças climáticas, com enfoque nos benefícios ambientais e na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A agropecuária é responsável por uma parcela significativa das emissões de GEE, especialmente de metano. O uso de biodigestores, que realizam a digestão anaeróbica de biomassas, incluindo resíduos orgânicos e dejetos animais, desempenha um papel importante na redução das emissões destes gases. A revisão foi realizada com base em estudos científicos relevantes, que analisaram o potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção de biogás. A revisão destaca os benefícios dos biodigestores na gestão de resíduos orgânicos, na produção de biogás como substituto de combustíveis fósseis e na redução das emissões de GEE, ressaltando a importância de políticas públicas e incentivos para promover a adoção dessa tecnologia. A revisão busca fornecer uma visão abrangente desses benefícios e análise crítica dos resultados revela desafios a serem enfrentados, como a viabilidade econômica e o ambiente regulatório favorável. Recomenda-se a realização de mais estudos para preencher lacunas de conhecimento e promover a implementação efetiva dos biodigestores como uma solução sustentável na mitigação das mudanças climáticas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBenefícios ambientaispt_BR
dc.subjectRedução de Emissõespt_BR
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.subjectProdução de biogáspt_BR
dc.subjectResíduos orgânicospt_BR
dc.titleO papel dos biodigestores na agropecuária para mitigação das mudanças climáticas: uma análise dos benefícios ambientais.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAgricultura
dc.subject.thesagroBiodigestor
dc.subject.thesagroMudança Climáticapt_BR
dc.subject.thesagroBiogáspt_BR
dc.subject.thesagroEfeito Estufapt_BR
dc.subject.thesagroBiomassapt_BR
dc.subject.thesagroMeio Ambientept_BR
dc.subject.nalthesaurusClimate changept_BR
dc.format.extent2Cap. 18, p. 276-289.
riaa.ainfo.id1155537
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-01
dc.contributor.institutionFREDSON GOMES DE MENEZES, UNIVASF; MÁRCIA BENTO MOREIRA, UNIVASF; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; CLECIA SIMONE GONÇALVES ROSA PACHECO, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão-PE.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace