Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165915
Título: Uso de raças fundadoras beneficiam a acurácia de genótipos imputados em bovinos da raça Canchim.
Autoria: SILVA, R. T. DA
MILITÃO, R. S.
CÂMARA, G. M. DOS S.
GENUÍNO, M. V. H.
BESSA, A. F. DE O.
OLIVEIRA, A. C. DE J.
BERRY, D. P.
REGITANO, L. C. de A.
MUNARI, D. P.
BUZANSKAS, M. E.
Afiliação: RONEY TEIXEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; RENALIA SILVA MILITÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; GIOVANNA MARIA DOS SANTOS CÂMARA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; MARIA VICTÓRIA HENRIQUE GENUÍNO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; AYRTON FERNANDES DE OLIVEIRA BESSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; ANA CAROLINA DE JESUS OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; DONAGH PEARSE BERRY, TEAGASC, ANIMAL & GRASSLAND RESEARCH AND INNOVATION CENTRE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; DANÍSIO PRADO MUNARI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; MARCOS ELI BUZANSKAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 15., 2023, Jataí. O reinado dos fenótipos: novos desafios. Anais.... Jataí: SBMA, 2023.
Páginas: p. 141-143.
Conteúdo: Objetivou-se neste estudo avaliar melhorias na acurácia de imputação em animais Canchim e do grupo genético MA com a incorporação de genótipos de animais Nelore e Charolês. Foram testados oito cenários de imputação, em que os genótipos de alta densidade foram reduzidos para a densidade do painel BovineSNP50 BeadChip (50K) com capacidade de 54.609 SNPs apenas para a população alvo (CA e MA). A população de referência (Nelore e Charolês) permaneceu com genótipos em alta densidade. Foi determinada a acurácia de imputação por meio da taxa de concordância e quadrado de correlação alélica. Variações foram observadas quanto ao número de marcadores após o controle de qualidade dos genótipos em cada cenário. Os cenários C5 e C7 mostraram a maior acurácia pela contribuição do maior parentesco entre populações de animais CA e do grupo genético MA, e o C2 baixa acurácia de imputação devido ao tamanho inferior da população referência. Concluiu-se que a utilização de genótipos das raças fundadoras promove aumento na acurácia para os animais CA e MA, podendo reduzir os custos de genotipagem em raças compostas. A inclusão da raça Charolês como parte da população referência, em conjunto com animais CA, resulta nos maiores ganhos em acurácia.
Thesagro: Bovinocultura
Marcador Molecular
Palavras-chave: Bovinocultura de corte
Composição genética
Genômica
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoRacasFundadoras.pdf193.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace