Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSIDRIM, A. E. G.
dc.contributor.authorBARBOSA, C. M. P.
dc.contributor.authorARENA, C. S. P.
dc.contributor.authorKIMPARA, J. M.
dc.contributor.authorPRADO, L. E. M.
dc.contributor.authorPLATA, M. de S. S. de L.
dc.date.accessioned2024-08-28T19:53:58Z-
dc.date.available2024-08-28T19:53:58Z-
dc.date.created2024-08-28
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1166875-
dc.descriptionUma marca não é apenas um símbolo gráfico, ou um ícone, ela deve expressar os valores de uma empresa e representar sua identidade corporativa. A Embrapa passou por alguns processos de transformação nos seus mais de 50 anos e sua logomarca foi redesenhada e adequada à uma realidade mais inovadora na década de 1990 e se mantém até hoje. A logomarca atual foi desenvolvida pensando em representar a tecnologia e a pesquisa agropecuária brasileira na cabeça das pessoas. Sua marca e seu nome refletem e sintetizam sua reputação, que foi construída a partir de todos os resultados alcançados ao longo do tempo e que é considerada hoje, seu ativo intangível mais valioso. A marca Embrapa já está consolidada e é reconhecida por todos os aspectos já mencionados. Porém, sempre existe espaço para melhorias e inovações. Atualmente, existe uma lacuna na estruturação de processos e diretrizes para proposição e criação de marcas-filhas que explorem efetivamente o potencial de variedades nacionais desenvolvidas por instituições como a Embrapa. A Embrapa Uva e Vinho é um exemplo disso, pois embora a unidade tenha alcançado sucesso ao longo de décadas na seleção e oferta de clones de videiras adaptados às condições brasileiras, o processo de transformar essas conquistas em reconhecimento, através de algum modelo de marca, não foi estruturado. Nesse contexto, o projeto busca contribuir para a criação de diretrizes claras, visando otimizar o desenvolvimento e uso dessas marcas-filhas, aproveitando o conhecimento e a experiência acumulados pela Embrapa Uva e Vinho e outras instituições similares. Assim, pretende-se impulsionar a valorização e o aproveitamento comercial dessas variedades nacionais. Entende-se que os clones desenvolvidos apresentam maior adaptação às condições de cultivo no Brasil, maior tolerância à pragas e doenças, utilizam uma menor quantidade de agrotóxicos, e possuem uma maior resposta ao solo e clima das regiões vitícolas do Brasil, consequentemente, elevando a qualidade do produto final e mantendo a tipicidade e as características da variedade tradicional de origem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMarca Embrapa
dc.subjectModelo de negócio
dc.titleModelo de negócios baseado em marcas: selo tecnologia Embrapa para clones de uvas para vinhos finos.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroTecnologia Agrícola
dc.subject.thesagroClone
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroVinho
dc.description.notesMonografia (Especialização) - Programa Corporativo de MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica, Fundação Getúlio Vargas, Brasília, DF. Orientador: Roberto Kanter.
dc.format.extent2124 f.
riaa.ainfo.id1166875
riaa.ainfo.lastupdate2024-08-28
dc.contributor.institutionANA ELISA GALVAO SIDRIM, SUCOM; CAROLINE PIRES BARBOSA MODESTO, CNPMF; CLEA SALLES PARENTE ARENA, DEPSF; JANAINA MITSUE KIMPARA, CNPTIA; LUCIANA ELENA MENDONCA PRADO, CNPUV; MICHELLE DE SOUSA SILVA LIMA, GGNIT.
Appears in Collections:Tese/dissertação / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
T1-G3-TCC-modelo-negocio-com-marca.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace